O Baile de Gala - Jornal Fato
Colunistas

O Baile de Gala


O Baile de Gala, do Caçadores Carnavalesco Clube, é uma confraternização que une, num só espaço cultural, centenas de cachoeirenses que aqui vivem e outros que se deslocam de longe para participarem, além de muitos convidados. A exigência da roupa "a rigor" transforma a festa num evento repleto de glamour. É sempre contratada uma grande orquestra, o clube é todo decorado e um excelente buffet atende aos convidados. Em geral a orquestra inicia tocando músicas românticas e os casais rodopiam no salão, com o passar do tempo a música vai acelerando no ritmo e num certo momento a maioria dança em rodas ou grupos. Não há problema de se ir só, por falta de parceiro não se fica sem dançar! Na madrugada adentra ao clube a banda Lira de Ouro, que tocando "Meu pequeno Cachoeiro", o hino oficial da cidade, leva os convidados a momentos de muita emoção. E a partir daí as marchinhas de Carnaval tomam conta do salão. E não se vai embora, sem antes tomar um farto café da manhã.

 

Trata-se de um evento em que o bairrismo chega a explodir! Imagino como deve ser difícil organizar o Baile Oficial da Festa de Cachoeiro, aonde são homenageados os Cachoeirenses Ausente e Presente. O ambiente é familiar, mas as famílias tradicionais vão rareando a cada ano. Torna-se necessário ir substituindo os que vão se ausentando por jovens, para que estes possam ir ocupando os espaços das gerações anteriores, com o objetivo de não deixar morrer o sonho de quem idealizou o Baile de Gala no clube centenário, há setenta e quatro anos.

 

Atualmente o Baile se mantém pela luta do Presidente atual Cláudio Guimarães e da sua esposa Elizabeth Martins - em busca de patrocinadores, da venda de mesas, das contratações, da organização, do controle emocional para suportar todos os reveses que acompanham a organização de um evento de grande porte, e o do risco de não se conseguir cobrir as despesas. Além das melhorias e adequações que são necessárias para a manutenção do velho e histórico Caçadores. Quando ouço críticas, fico imaginando as dificuldades que enfrenta quem mantém o clube realizando eventos de tamanha proporção - portanto minha admiração aos que não permitem morrer o sonho.                  


Comentários