Miserere Nobis - Jornal Fato
Colunistas

Miserere Nobis


 

Estou muito preocupado com a situação do emprego em Cachoeiro, melhor dizendo, com o desemprego na cidade, bem maior do que a média estadual. E alerto, falo, mesmo sendo amador nisso, baseado em estatísticas oficiais recentes. Conforme disse mais de uma vez em sessões da Câmara Municipal, sempre com estatísticas oficiais do Ministério do Trabalho, o aumento do desemprego no Estado é alto, mas em Cachoeiro é maior ainda e não consigo entender como isso não produz qualquer alteração nos semblantes dos governantes, dos sindicatos de ambos os lados, na população de modo geral. Que que é isso???

 

Em recente pronunciamento na Câmara, a secretária de Educação do Município indicou que perdemos quase duzentos professores que já haviam sido aprovados nos exames de DTs em nosso município (na prefeitura), para Itapemirim, Marataíses e Presidente Kennedy, isso só neste começo de ano.  Quantos municípios vizinhos a Cachoeiro estão à nossa frente, aproveitando a mão de obra formada aqui?

 

Isso significa duas coisas: - (1) que os municípios do Sul já estão à nossa frente, quanto à educação e à quantidade de professores; (2) que não estamos nem aí pra isso, pois ninguém reclamou. Essa realidade nua e crua, mostrada pela Secretária (ela não tem culpa disso, assumiu agora) é uma bofetada na cara do cachoeirense e é demonstração clara de como estamos mal em matéria de emprego, seja privado, seja público.

 

Sou, com muita honra, de Muniz Freire, lá aprendi a ler aos 4 anos, com meu avô Heraclides Alves de Araujo, professor sem escola, meio que "maluco que beleza", como se dizia até há pouco, cidadão além do tempo, que dá nome à Biblioteca Pública de minha terra - minha e dele.

 

Muniz Freire é bela cidade, mas é pequeníssima cidade do Sul do Estado, certamente incapaz - pelo menos até ontem - de concorrer com Cachoeiro, em matéria econômica ou de emprego. Mas já concorre. No último sábado, no Café Mourads, foi lançado livro da Prof. Maikely Teixeira Colombini, "RUBEM BRAGA, um cosmopolita afeito à sua província", premiado pela Lei Rubem Braga local e produto final de mestrado de Maikely, na Universidade Federal de Viçosa, premiadíssima e reconhecidíssima universidade. Maikely é professora multititulada, portanto; e é de Cachoeiro - mas sabem aonde ela foi dar aula? Em Muniz Freire, no interior de Muniz Freire - lá em Tombos, distrito de Piaçú.

 

Sinto-me honrado... por Muniz Freire, mas me sinto lesado por Cachoeiro não ter sabido aproveitá-la - não a ter aproveitado e nem os quase 200 professores que foram para o litoral, e os "não sei quantos" para cidades vizinhas. Sei é que a maioria dos professores vão embora porque aqui o salário do professor roça a miséria e no interior do nosso interior paga-se bem melhor. Isso não é sério, significa que Cachoeiro foi varrido para a periferia do desenvolvimento e da educação, isso não está certo.

 

Falando outra coisa, mas é a mesma coisa: - bom que a Administração Pública Municipal acorde para o fato de que DTs são exceções, a regra constitucional é concurso público e não só para eles, mas para todos os profissionais do serviço público e com salário não miserável, como é o daqui. Caso contrário, vai dar Improbidade Administrativa e é certo, justo e legal que dê. (Texto editado, de discurso meu, na Câmara Municipal).

 

Frases postadas no Face

 

Jonathan Swift - "... condenam o que não compreendem". /// "Os maiores conquistadores foram por fim conquistados pela morte". /// "Leis são como teias de aranha, que podem apanhar pequenas moscas, mas deixam vespas e marimbondos passar".

Napoleão Bonaparte - "É preciso servir o povo e não procurar agradá-lo".

Eu - "Arrepender-se a tempo é qualidade, arrepender-se atrasado é esperteza".

Kurt Mettenheim - "Ler Maquiavel assusta. Mas não culpe o mensageiro pela mensagem".

Clarence Darrow - "Quando garoto, me disseram que qualquer um poderia ser presidente; estou começando a acreditar nisso".

Nelson Rodrigues - "Só acredito nas pessoas que ainda se ruborizam". /// "Em nosso século, o "grande homem" pode ser, ao mesmo tempo, uma boa besta". /// "Os que choram pouco ou não choram nunca, acabarão apodrecendo em vida". /// "Antigamente o silêncio era dos imbecís, hoje são os melhores que emudecem".

Zuenir Ventura, elogiando... a linda professora da juventude dele. - "Os Lusíadas eram uma grande chatice, até aparecer Cleonice, como professora". 

Francis Bacon - "A verdade é filha do tempo, não da autoridade".

Carlito Maia - "Quando a esquerda começa a contar dinheiro, converte-se em direita".

Galbraith - "No capitalismo o homem explora o homem. No comunismo é justamente o oposto".

Alan Bennett - "Tentamos fundar uma pequena comunidade anarquista, mas as pessoas não obedeciam às regras".

Aristóteles - "Para o homem dotado de alma grande, a opinião solitária de um único homem bom conta mais que a da multidão".

Stuart Mill - "Melhor ser um ser humano insatisfeito que um porco satisfeito".

Goethe - "Aquele que tem ciência e arte tem também religião; o que não tem nenhuma delas, que tenha religião!".

Mestre Yoda - "Ensine sempre o que você aprendeu".

Montaigne - "Não me importa a religião de meu médico ou advogado. Nada tem a ver com os serviços que espero".

W. Reich - "Quando a descoberta sai no jornal, Zé Ninguém, você acredita nela, quer a entenda, quer não".

Ruy Barbosa - "O Sábio sabe que não sabe".

Nélida Pinon - "A história da amizade se tece com enredos simples". /// "Homo faber arrotavam nas mesas e defecavam nas feiras públicas. Em compensação, construíam catedrais. E nós?".

Júlio Furtado na revista "Língua Portuguesa" (está nas bancas) - "Explicar muito atrapalha aprender".

(Atesto, para os devidos fins, que todos os textos são autênticos, escritos por quem indiquei e retirados de fontes idôneas, quando não de livros dos próprios autores).

 

Vai Começar a Circular o Ônibus Municipal?

 

Em resposta a consulta que fiz, a propósito de ônibus doado e entregue há dois anos à Prefeitura de Cachoeiro, em Termo de Reajuste de Conduta da Viação Itapemirim, por instâncias do Ministério Público do Trabalho, a prefeitura, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico informou:

 

1 - que o ônibus "encontra-se em perfeito estado de conservação e manutenção, devidamente preparado e equipado para uso" (não perguntei e, talvez por isso, não me informaram, se ele está subutilizado ou não).

 

2 - "Em curto prazo", escreveu o Secretário Municipal, "o veículo está disponível para atender as demandas das escolas municipais, exclusivamente para visitação ao Museu de Ciência e Tecnologia, sendo os alunos transportados da escola ao Museu". (não perguntei e, talvez por isso, não me informaram, quantas viagens foram feitas e quantos alunos e escola foram atendidos).

 

3 - Informou a prefeitura que, a partir de maio corrente o ônibus servirá de apoio ao "Projeto Caminhando na Natureza", de Burarama. Pelo que entendi esse apoio ainda vai acontecer.

 

4 - Sobre o projeto "Descobrimento (sic) Cachoeiro", a secretaria informou que ele "está sendo reestruturado e com possível ampliação do número de rotas e material didático", sendo que "o corpo técnico está sendo composto e os estudos estão em andamento para a reativação, sem data específica, mas com previsão para até junho de 2017".

 

Ainda que nenhum número de pessoas atendidas ou de viagens tenha sido informado, e que quase tudo ainda está planejado ou em planejamento para maio e junho de 2017, resta-nos... aguardar.


Comentários