Jovens influenciáveis - Jornal Fato
Colunistas

Jovens influenciáveis


 

Um adolescente de treze anos foi encontrado morto após passar horas jogando um game on-line. Gustavo foi encontrado com uma corda enrolada no pescoço, pendurado em frente a um computador.  A cena teria sido acompanhada em tempo real pelos outros participantes do jogo, já que todos usavam um webcam conectado para se comunicar.

 

Em Cachoeiro, um jovem de quatorze, quinze anos, jogou-se no rio Itapemirim, tempos atrás, estimulado pelos colegas da Escola e acabou morrendo afogado.

 

Os islamitas, também pelos sites da internet, convocam os jovens, para serem guerrilheiros, heróis, portando armas, fuzis Ak-7(arma de precisão e longo alcance que é a preferida pelos traficantes cariocas). Para matarem, destruírem,em nome do profeta Maomé, para se filiarem e destruírem a tudo e a todos, em prol da causa destes.

 

Afinal, o que leva os jovens a agirem de forma tão inconsequente e irresponsável?

 

A adolescência é uma fase que leva os jovens a uma necessidade de autoafirmação, a competição e ao questionamento de forma exagerada.

 

Por isto, os desafios como esse que ocorreu com o Gustavo, sem limites, como do outro jovem, podem ocorrer e levar a graves consequências.

 

No trânsito, por exemplo, ocorre muito isto. Muitos jovens bebem e dirigem ou o fazem de forma muito imprudente e acabam matando-se. O mesmo ocorre com as drogas, que com o uso em excesso, pode levar a uma overdose.

 

A adolescência é a fase mais complexa do ser humano, pois é uma fase de conquista, disputa, e de mudanças hormonais e físicas.

 

Além de se acharem onipotentes, indestrutíveis, que nada osatingem, são naturalmente imaturos, irrequietos, instáveis e inconstantes. O que é até natural para esta fase de idade.

 

Porém os jovens devem ser acompanhados, monitorados de perto, pelos pais, responsáveis,para evitar tragédias como estas que ocorreram com o Gustavo, por exemplo, devido à imaturidade e a inconsequência deles.

 

Clínica de Orientação Psicológica

Fernando Fiuza - psicólogo

E-mail - [email protected]

Site= www.clinicadeorientacaopsicologica.com

Tel. (28) 3511-1060 (28) 99989-3561 


Comentários