Inveja - Jornal Fato
Colunistas

Inveja


Tenha um emprego bacana, realize um sonho, viva uma linda história de amor, faça uma viagem fantástica, compre um carro, troque o celular e pronto, você está despertando a ira de alguém.  Sorria sempre, dance bem, tenha um corpo ou um cabelo bonito, tenha coragem, poste uma foto de um momento feliz e, aí sim, vai filtrar os seus amigos. Resolva ser você mesmo, sem medos ou máscaras, e alguém vai te apontar o dedo, criar uma intriga ou ter um ataque de raiva. O nome disso é inveja, uma coisa muito, muito antiga, mas que, infelizmente, parece não sair de moda.

 

A inveja, essa energia maléfica que sai do coração de quem sente e tenta alcançar, a todo custo, suas vítimas, é capaz de coisas que até Deus duvida. É a origem das piores intrigas. O início das maiores confusões. O começo de um inferno com grandes chances de se alastrar. Dê um passo mais ousado em busca do que te faz bem e poderá causar uma guerra. O invejoso quer o que você tem e carrega em si a preguiça de trilhar os caminhos. Não importa a luta que há por trás e nem todas as coisas das quais você precisou abrir mão. Ele sempre vai achar que sua vitória, depois de incessantes batalhas, foi sorte. E acha-se um injustiçado, um coitado, uma vítima do universo, quando na verdade só é vítima dele mesmo, da sua acomodação e da sua maldade.

 

Dizem que felicidade não pode ser gritada para que esses seres estranhos e doentes não despertem. Não conseguem entender que é mais fácil e mais leve que a alegria do outro seja também a nossa. Que bom se todos levantassem de seus confortáveis sofás e largassem o controle da TV e seus celulares para ter uma vida do lado de fora, onde o ar puro e o abraço dos amigos é combustível divino.

 

Engorde ou emagreça. Case ou separe. Seja contratado ou peça demissão. Os críticos de plantão não perderão tempo em chegar logo e sentar na primeira fila para as reprovações e maledicências. Vamos tentar abençoá-los. Não sabem o que fazem. Ninguém, em seu juízo perfeito, prefere tanto a vida alheia que a própria.

 

Aos bem resolvidos desejo determinação e força. Aos invejosos, deixo meu conselho. Façam uma oração, tomem banho de mar ou cachoeira, tenham uma noite esplendorosa (ou um dia), assistam a seu filme preferido. Façam qualquer coisa, menos da felicidade do outro o seu tormento. Uma hora a inveja vai te matar do pior tipo de câncer que pode existir. O da alma.

 


Comentários