Grupos de obesidade - Jornal Fato
Colunistas

Grupos de obesidade


Os grupos podem ser coordenados por psicólogos, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, que vai ajudar a detectar as causas do excesso de peso, que podem ter várias razões, como; problemas endócrinos, alimentação inadequada, mulheres com ovários policísticos, falta de atividades físicas e outras causas.

 

Uma das razões que afetam bastante a obesidade é a ansiedade, que faz com que as pessoas, comam em excesso e sem necessidade.

 

Num determinado grupo, em que uma bonita mulher participava, que estava com excesso de peso, ocorreu dois fatos interessantes.  O primeiro é que ela ao chegar ao ponto de ônibus, para seu desespero, o veículo já tinha passado e ele ficou angustiado dando sinal para o ônibus. O cobrador viu-a sinalizando e avisou ao motorista, e o mesmo não deu a mínima atenção, mas ao olhar pelo retrovisor e reconhece-la, freou o ônibus, deu marcha a ré e parou à sua frente e ainda desculpou-se por não tê-la visto.

 

Noutro dia, no sábado, ela carregada de sacolas, após fazer compras viu o seu ônibus do outro lado da rua, na Avenida Beira Rio, e achou que iria perdê-lo. O motorista do ônibus, ao reconhecê-la, mesmo do outro lado da rua, começou a buzinar, chamando-a para pegar o ônibus. Os motoristas dos carros de trás, começaram a buzinar e ele começou a xingá-los pois estava esperando ela entrar no veículo. Quando ela entrou no ônibus, disse que estava muito envergonhado pelo tumulto causado pelo motorista e por fazer os passageiros esperarem por ela. Ao agradecer ao motorista pela gentileza dele, este respondeu. Ora!  Você acha que eu iria deixar minha musa carregada de sacolas no ponto de ônibus, esperando outro veículo, sem embarcar no meu.

 

O relato acima foi de um caso real, e esta paciente perdeu 20 kgs, com o tratamento feito e provocou algumas paixões, como a do motorista da Flecha Branca, hoje NovoTrans. Ajudou também o seu marido que tinha problemas de alcoolismo, a procurar ajuda médica.

 

Os grupos de obesidade ajudam efetivamente as pessoas a emagrecerem, se for acompanhado de uma equipe multidisciplinar.

 

Melhora bastante a autoestima do paciente, diminui a pressão arterial, aumenta a produtividade, a sexualidade, o desempenho pessoal em todos os sentidos e a recuperar a saúde física e mental.

 

Clínica de Orientação Psicológica

Fernando Fiuza - psicólogo

E-mail - [email protected]

Site= www.clinicadeorientacaopsicologica.com

Tel. (28) 3511-1060 (28) 99989-3561

 

 

 

 

                


Comentários