Fim dos tempos - Jornal Fato
Colunistas

Fim dos tempos


A Bíblia sempre norteou minha vida. Na medida do possível, dentro das minhas limitações humanas, tento pautar atitudes e palavras naquela que considero a Palavra de Deus e única regra de fé e prática.

 

Por isso tantos fatos lamentáveis, perdas individuais e coletivas de provocar lágrimas todos os dias, além de tragédias provocadas pela ambição e sede de poder me sugerem o fim dos tempos. 

 

A corrupção, injustiça?, abuso de poder, negligência e a maldade, entre outros males da vida pós-moderna (será mesmo dos dias atuais?) estão previstos no Livro Sagrado.  

 

Então quando nos deparamos todos os dias com políticos que desviaram bilhões dos cofres públicos, sem nenhum pudor, e servidores públicos de todas as esferas que exigem? propina e enriquecem às custas do dinheiro público e da miséria e morte dos que dependem dos poderes constituídos, parece que o crime compensa.

 

É desalentador. Mas está acontecendo todos os dias, para quem quiser ver. "Pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja reto. Todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com uma rede. As suas mãos fazem diligentemente o mal; o governante exige condenação, o juiz aceita suborno, e o poderoso fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles são perturbadores" (Malaquias 7.2, 3).

 

Então é realmente bíblico. Não deveria ser surpresa. Mas os desmandos e roubos são tão devastadores que realmente a imagem de um fogo consumidor sobre corruptos e corruptores é um desejo inegável, mesmo que não estejamos vivendo sobre os rigores da lei mosaica, do olho por olho, mas em tempos da graça de Deus.

 

Quando vejo políticos de todos os partidos envolvidos em esquemas de desvios triliardários de verbas públicas, lamento profundamente que entre eles existem os que se dizem cristãos. 

 

"Os teus governantes são rebeldes; cada um deles ama o suborno, e corre atrás de presentes. Não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas".

 

Mas se há corruptos, é porque há corruptores. Está escrito. ""No meio de ti aceitam-se subornos para se derramar sangue; recebes usura de lucros ilícitos, e usas de avareza com o teu próximo, oprimindo-o?" (Ezequiel 22.12). 

 

E sobre os direitos trabalhistas, que veem sendo retirados do trabalhador brasileiro, que ganha salário de fome e carrega esse país nas costas, podemos ler Jó 31: 13-14: "Quando um empregado ou empregada reclamava contra mim,eu resolvia o assunto com justiça. Se eu não tivesse agido assim, que faria quando Deus me julgasse?

 

É sobre corrupção legislativa? Não foi esquecida: "Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades, para privar da justiça os pobres, e para arrebatar o dinheiro dos aflitos do meu povo, despojando as viúvas, e roubando os órfãos! (Isaías 10.1-2).

 

A Bíblia é a mesma ontem, hoje e eternamente. E certamente as suas palavras se cumprirão. Talvez o melhor mesmo, em tempos tão sombrios, seja a volta de Cristo. Afinal os dias são maus e no céu não haverá lágrimas nem dores. 


Comentários