Esta louca chamada MÃE - Jornal Fato
Colunistas

Esta louca chamada MÃE


As Grafanassi: Anamélia, Maria Amélia e Aline. Lindas, inteligentes e elegantes

 

O professor Marcio Alves recebeu os amigos para uma alegre e emocionante comemoração de aniversário, na Rivers Grill. Muitas felicidades! (foto Rafael Duarte)

 

Os bacanérrimos amigos Alessandra Sara, Marcio Alves, Alice Carvalho (RJ) e Márcio Ceccon, após o show de Roberto Carlos, comemoraram o aniversário de Marcio Alves, na Rivers Grill. Foi maravilhoso! (foto: Rafael Duarte)

 

O dia do Sim-Sim chegou para o empresário Igor Tomé e a bela Mirella Fiório. O casal subiu ao altar nesta sexta-feira, 06. Felicidade aos noivos! (foto Studio 75)

 

 

Esta louca chamada 'MÃE' 

 

"Mãe é aquele ser estranho, louco, capaz de heroísmos, dramas e breguices com a mesma fúria; paga mico, escreve carta para Papai Noel, se faz passar por fadinha do dente, coelho da páscoa, cuca, pede autógrafo para artistas deploráveis assiste a programas, peças, shows horríveis, revê milhares de vezes os mesmos desenhos animados, conta as mesmas histórias centenas de vezes, vai pra Disney e A D O R A! 

 

Mãe faz escândalo, tira satisfação com professor, berra em público, dá vexame, deixa a gente sem graça, compra briga; é espaçosa, barulhenta, tendenciosa, leoa, tiete, dona da gente.

 

Mãe desperta extremos, ganas, irrita, enlouquece, mas... É mãe.  

 

Mãe faz promessa, prestação, hora extra, pra que a gente tenha o que é preciso e o que sonha.

 

Mãe surta, passa dos limites, às vezes até bate, diz coisas duras; mãe pede desculpas, mortificada... 

 

Mãe é um bicho doido, louco pela cria. Mãe é Visceral! 

 

Mãe chora em apresentação de balé, em competição de natação, quando a filha menstrua pela primeira vez, quando dá o primeiro beijo, quando vê a filha apaixonada no casamento, no parto... Xinga todo e cada desgraçado que faz a filha sofrer, enlouquece esperando ela chegar da balada, arranca os cabelos  diante da morte...

 

Mãe é uma espécie esquisita que se alterna entre fada e  bruxa com uma naturalidade espantosa. É competente no item culpa e insuperável no item ternura, mas pode ser virulenta, tem um lado B às vezes  C, D, E... 

 

Mãe é melosa, excessiva, obsessiva, repulsiva, comovente, histérica, mas não se é feliz sem uma.

 

Mãe é contrato: irrevogável, vitalício intransferível! 


Mãe lê pensamento, tem premonição, sonhos estranhos. Conhece cara de choro, de gripe, de medo; entra sem bater, liga de madrugada, pede favor chato, palpita e implica com amigos, namorados, escolhas. 

 

 Mãe dá a roupa do corpo, tempo, dinheiro, conselho, cuidado, proteção. Mãe dá um jeito, dá nó, dá bronca, dá força. 

 

Mãe cura cólica, porre, tristeza, pânico noturno, medos. Espanta monstros, pesadelos, bactérias mosquitos, perigos. 

 

Mãe tem  intuição e é messiânica: Mãe salva. 

 

Mãe guarda tesouros, conta histórias e tece lembranças. Mãe é arquivo! 

 

Mãe exagera, exaure, extrapola. Mãe transborda, inunda, transcende. Ama, desmama desarma, denota, manda, desmanda, desanda, demanda. Rumina o passado, remói dores, dá o troco, adora uma cobrança e um perdão lacrimoso. 

 

Mãe abriga, afaga, alisa, lambe, conhece as batidas do nosso coração, o toque dos nossos dedos, as cores do nosso olhar e ouve música quando a gente ri. Mãe tem coração de mãe!  

 

Mãe é pedra no caminho, é rumo; é pedra no sapato, é rocha; é drama mexicano, tragédia grega e comédia italiana; é o maior dos clássicos; é colo, cadeira de balanço e divã de terapeuta... 

 

Mãe é madona-mia! É deus-me-acuda; é graças-a-deus; é mãezinha-do-céu, é mãe é minha- e- eu- mato -quando- quiser; é a que padece no paraíso enquanto nos inferniza...   

 

Mãe é absurda e inexoravelmente para sempre e é uma só: não há Mistério maior! Só cabe uma mãe na vida de uma filha... e olhe lá! Às vezes, nem cabe inteira. Mãe é imensurável! 

 

Mãe é saudade instalada desde o instante em que descobrimos a morte. 

 

Mãe é eterna, não morre jamais. Bicho estranho, entranha, milagre, façanha, matriz, alma, carne viva, laço de sangue, flor da pele.  Mãe é mãe, e faz cada coisa..."   



 (Texto de Hilda Lucas)

 

 "Se me contar eu falo pro mundo!!!"

 

Roney Moraes

 

A Câmara Municipal de Cachoeiro homenageou, na última terça-feira (03), com a Comenda Sigmund Freud, o jornalista, escritor, psicanalista e ex-presidente da Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees), Roney Moraes. A comenda concedida registra a passagem do Dia do Psicanalista, comemorado em 06 de maio, data do nascimento de Sigmund Freud. Parabéns, Roney! Muito sucesso, amigo.

 

Maio é das mulheres

 

Venha comemorar o mês de maio no Espaço Regina Monteiro - Moda Plus Size, que tem um presente especial para todas as mães. Venha! Aproveite para conhecer a linda coleção outono-inverno. O Espaço Regina Monteiro - Moda Plus Size está localizado à Rua Dom Fernando, 61, Bairro Independência (em frente à entrada lateral da Matriz Velha). Telefone: (28) 3027-0155.

 

Bienal Rubem Braga 

 

A Bienal Rubem Braga ganha ares internacionais em sua sexta edição, que começa no fim deste mês. A Secretaria de Cultura de Cachoeiro confirmou nesta semana as participações dos premiadíssimos escritores José Eduardo Agualusa (angolano radicado em Lisboa) e Gonçalo M. Tavares (português). Outro nome de peso anunciado é Paulo Lins, autor do livro "Cidade de Deus", que deu origem ao filme homônimo, mundialmente conhecido. Vale a pena ficar de olho na programação!

 

 

 

Labibe Abiguinem 

  

A querida e elegante Labibe Abiguinem está visitando bastante a capital, onde fica com os filhos, netos e bisnetos.

 

Em Sampa

 

O casal Ronaldo Depes-Marilene Depes esteve em São Paulo, na última semana, visitando a filha, Dra Daniella, e a neta Luma. Na terra da garoa, curtiram vários pontos turísticos e a noite paulistana. Bem bacana!

 

Katatas Gourmet

  

O Katatas Gourmet realizou, na última quinta-feira, mais uma edição do Wine Experience. Na oportunidade, foram apresentados três rótulos da Região do Alentejo - Portugal. Muita gente bacana prestigiou o evento.

 

 


Comentários