E vai rolar a festa!    - Jornal Fato
Colunistas

E vai rolar a festa!   


De todas as festas populares o carnaval é a mais democrática. Supera as outras, por disponibilizar oportunidades e diversão para todos, pela variedade de manifestações que acarreta. É no carnaval que melhor se integram todas as classes sociais e culturais do nosso Brasil. Numa escola de samba se destacam os componentes que residem nas favelas e a posição que ocupam no enredo se refere mais a sua capacidade de sambar, do que ao nome midiático ou aos bens materiais.

 

Os grandes sambistas, os grandes destaques do carnaval, em geral, quando chega a quarta-feira retornam as suas funções comuns - os mestres salas, as porta- bandeiras, as baianas, os componentes das baterias, voltam a ser pedreiros, balconistas, enfermeiros ou garis. Só no carnaval um faxineiro de transforma num Napoleão magistralmente engalanado.

 

Carnaval é a festa da ilusão e da fantasia. Viver continuamente nessa condição é doentio, porém vive-la e poder retornar à realidade possibilita um tempo de alegria, numa vida talvez monótona e sem atrativos. E possibilita também, quando finaliza a folia, a existência de uma opção a longo prazo, que lhes oferece objetivo constante, para quem não possui esperanças de outras ou grandes realizações.

 

Observo o carnaval sob vários aspectos: o cultural - a mais pura representação da cultura brasileira; o econômico - a quantidade de recursos e de empregos que movimenta; o turístico - época de maior vinda de turistas estrangeiros para o Brasil, e principalmente observo a alegria natural do povo.

 

E apaixonada que sou pelo carnaval - tento manter a tradição da verdadeira folia, com seus sambas, marchinhas e fantasias, numa réplica dos antigos carnavais dos clubes. E já aguardo fevereiro com preparativos para a festa de Momo, que envolve toda a família e centenas de amigos, e que neste ano promete ser uma das melhores. O que não falta são os incentivos e a convicção de que cada um pode fazer a sua parte, na manutenção do que é autêntico e que merece ser celebrado.

 

E nunca se chega ao fim quando há esperança de tudo recomeçar no próximo ano. Essa é a grande ilusão do carnaval!

 


Comentários