DIA DE CHUVA      - Jornal Fato
Colunistas

DIA DE CHUVA     


Após dias iluminados que lotaram as praias do sul do Estado e do país, tempos nos quais reinaram o calor e a luz, os últimos dias revelaram-se mais amenos, sombrios e úmidos, o que é necessário para restaurar os danos deixados pela sequidão trazida pelo calor.

 

A questão é que, embora os dias chuvosos sejam essenciais, são nos dias ensolarados que o coração se alegra, que o corpo se anima a sair da zona de conforto em busca de amigos, de frescor e de diversão. São nos dias iluminados que os selfies reinam tendo por fundo uma maior diversidade de cores e de sorrisos. Nos dias úmidos, as pessoas tendem ao isolamento, à preguiça e, não poucas vezes, permitem-se a um encontro pessoal e à reflexão sobre os rumos de sua vida.

 

Ao refletir sobre a influência do clima e do tempo em nossos comportamentos, não é difícil vislumbrar que o ser humano tem sua climatologia própria. Isso é óbvio, todos têm seus dias ensolarados, seus dias nebulosos, seus dias regados a flores e os nos quais suas folhas (esperanças) apresentam-se caídas no chão.

 

Assim, o comportamento diante dessas mudanças climáticas que ocorrem na alma não se difere muito do manifestado quando o que muda é o meio ambiente externo: as estações do ano.

 

Deste modo, de estação para estação, experimentando uma diversidade de emoções, algumas mágicas e felizes, outras sombrias e amargas, a vida vai seguindo seu rumo e transformando cada sentimento e cada momento em único.

 

Sendo único o momento, cada sensação experimentada pela alma tem seu valor, tem sua importância na construção da sabedoria e do amadurecimento que todos devemos buscar ao longo da viagem, chamada vida. Portanto, do mesmo modo como a chuva é essencial para fazer reflorescer o verde da natureza e as cores da vida, que foram acinzentadas pelo excesso de sol, viver dias sombrios, por vezes, é preciso para nos fazer enxergar onde devemos estar, bem como para nos mostrar a real vida para além das aparências. Vida essa, por sua vez, hoje, tão dissimulada nas redes sociais pelas quais parece que todos só possuem dias ensolarados, quando, por vezes, a alma está cheia de nebulosidade camuflada e que, porque não vivida com maturidade, parece nunca ser de fato superada.

 

Por tal razão, em busca de uma vida coerente e real, que saibamos viver cada uma das estações que nossa alma experimentar na certeza de que nunca haverá só dias sombrios, mas também não reinará para sempre o verão.

 

 

 

 


Comentários