Ciclos - Jornal Fato
Colunistas

Ciclos


Para a astrologia 2016 é um ano que encerra o ciclo da regência do sol para entrarmos na de saturno. Para a numerologia é um ano nove, o que também significa fechamento de ciclos, quando precisamos ter a sabedoria para lidar com tudo aquilo que precisa ser finalizado, concluído e resolvido. Mas um ciclo não fecha necessariamente com o final de um ano. Pode durar nove meses de uma gestação, cinco anos de uma graduação, dez segundos de um adeus, três minutos de uma música, duas horas de um filme, quarenta segundos de um beijo, trinta dias de férias, uma semana de repouso ou oitenta anos de uma vida inteira. 

 

Para o início e o fim é preciso boa dose de coragem. Começamos com a adrenalina do desafio e terminamos com a capacidade da despedida. Ciclos. Renovação constante. Ciclo solar, ciclo lunar, ciclo menstrual, ciclo econômico. Primavera, verão, outono, inverno. Plantio e colheita. Dormir e despertar. Um tempo para cada coisa é bíblico, cósmico, cármico, pessoal e intransferível.

 

Na vida, sem manual de instrução, nem sempre é possível fazer o certo todo o tempo, mas é possível fazer o melhor possível sem abandonar a condição de aprendiz. Entrar e sair com a cabeça erguida de cada etapa. Ciclos. Ciclo meu, ciclo seu, ciclo nosso, ciclo do outro. Folhas de um calendário que são dobradas, arrancadas ou levadas pela ventania. Fogueira que apaga, folha que cai, prato que quebra, gota de éter que evapora.

 

Meu desejo para o ano novinho que chega é que tenhamos muitos e belos ciclos, exceto os viciosos. Que para porta fechada exista uma janela aberta. Um copo de água para cada sede e um pouco de sombra no sol quente. Uma cama aconchegante no final do ciclo que é um dia e uma xícara de café quente para recomeçar o dia seguinte. Um abraço apertado do melhor amigo no meio de tudo isso. E que nunca falte amor para recomeçar.


Comentários