Baleia Azul - Jornal Fato
Colunistas

Baleia Azul


O jogo Baleia Azul, tem uma série 50 desafios, cujo objetivo final é o jogador acabar com a própria vida. Este jogo tem preocupado muito os pais, professores e especialistas, não só nas áreas de saúde, educação e segurança.

 

Como as crianças e os adolescentes, são muito sensíveis, ao serem ameaçados, porque seus dados são roubados, acabam cedendo às ordens dadas. Ao serem fisgados pela internet, tem medo de sair, porque seus familiares são ameaçados e acabam continuando. Se um filho entra no desafio por qualquer motivo, a orientação é que os pais proíbam o uso da internet, para a própria segurança do jovem, por dois a três meses. Os pais devem procurar ajuda na delegacia, na escola, para buscar a solução do problema.

 

A adolescência é a fase da vida mais difícil, pois eles não sabem quem são nem o que querem ser. É uma fase de transição, com acentuada insegurança, sobre o seu futuro pessoal, as relações pessoais, profissão, etc.

 

Jovens mais tímidos, inseguros, com baixa autoestima, parecem ser mais suscetíveis, a aceitar a participar de desafios como o da Baleia Azul.

 

É importante alertar os pais, que este não é o único problema. Os jovens também são aliciados, para o uso de drogas, prostituição, pedofilia, etc.

 

As escolas devem sempre promover ações para alertar, orientar, discutir com os alunos, e quando há um problema, devem procurar os profissionais ou orientadores da escola.

 

Os pais devem sempre conversar francamente com os filhos, alertá-los sobre jogos como a Baleia Azul, os pedófilos na internet, entre outros riscos.

 

Hoje, também já existem aplicativos, para bloquear acessos a coisas indesejadas.

 

Enfim, os pais têm sempre de acompanhar os seus filhos, ver o que eles estão fazendo, quem são os seus amigos, que lugares frequentam, antes que seja tarde demais.

 

 

 

 


Comentários