Aposentadoria - Jornal Fato
Colunistas

Aposentadoria


Há muita discussão sobre aposentadoria e a preocupação com as novas normas que regularizaram o sistema, principalmente pelo fato de se ter que trabalhar mais alguns anos. E fui convidada para proferir palestra para um grupo de pessoas que se preparam para a aposentadoria, no Fórum, o que me permitiu os questionamentos seguintes.

 

Sempre observei que há certo constrangimento nas apresentações das pessoas que se auto denominam "do lar" e "aposentado". Como tenho como norma de conduta escapulir do que pode não me agradar, quando me aposentei nem aventei de ficar parada. Observava a quantidade de pessoas que carregam com a aposentadoria um pacote que inclui depressão e outras mazelas. E as tarefas cotidianas da casa nunca preencheram a minha necessidade de realização. Continuei trabalhando normalmente em outras atividades, fui ocupando meu tempo com trabalhos voluntários e decidimos abrir uma empresa familiar, de acolhida e cuidados com os idosos, a Vila Aconchego.  E na contra mão do argumento de que idosos no mercado de trabalho tiram a oportunidade dos jovens, eu e meu marido os empregamos.

 

Hoje sou tão ativa quanto sempre fui, e sem muito tempo para ficar questionando o quando é triste envelhecer e o quanto dói a solidão. Resumindo: Escrevo para dois órgãos da imprensa, participo de três Conselhos, sendo que presidindo um e como vice-presidente do outro, trabalho para o Igreja coordenando um grupo de voluntárias que produzem peças de artesanato e já nos oferecemos para ajudar a Santa Casa, trabalho como Gerontóloga na Vila Aconchego, visito doentes e amigos, faço ginástica diariamente, danço, promovo um baile de Carnaval em Marataízes, sou membro da diretoria da Academia Cachoeirense de Letras e fui eleita Presidente, cuido das plantas da nossa casa, participo de um Grupo de amigas que se reúnem quinzenalmente. E ainda estudo acordeão, línguas e na minha profissão atual sou responsável pela organização dos eventos. E fui promovida pela amiga Regina Monteiro à categoria de apresentadora de televisão, atividade na qual estamos retornando, na Record News.

 

Algumas pessoas vêm ao mundo a lazer e outros para trabalhar. Orgulhosamente faço parte da segunda turma, porém com equilíbrio, pois curto a vida em intensidade.  E quanto a aposentadoria? Sei lá.


Comentários