Ansiedade - Jornal Fato
Colunistas

Ansiedade


O jornal do Estado, A Tribuna, do dia 07 de dezembro de 2017, publicou uma reportagem falando sobre o tema "Cinco minutos em silêncio por dia para ter mais saúde".

 

Nesta reportagem, os médicos falam que devido ao trânsito intenso, fábricas, latidos de cachorros, buzinas, que o cérebro, sendo exposto a poluição sonora e visual, principalmente para quem mora em cidades, não fazem bem a saúde.

 

Para evitar que o estresse atrapalhe a sua vida, que tal ficar em silêncio por cinco minutos?

 

"Você precisa se desconectar do barulho, procurar um lugar tranquilo e buscar o autoconhecimento. Fazer também um exercício respiratório vai ajudá-lo a concentrar-se melhor, com isso, restaurando o corpo e a mente.

 

O estado de estresse permanente, desencadeia a produção do hormônio cortisol, responsável pela sua defesa e ele em excesso prejudica a sua atenção e concentração.

 

Ficar em silêncio é desconectar a mente do ambiente externo para ela descansar. O silêncio ajuda a desenvolver células do hipocampo, relacionadas à memória, aprendizagem e emoção.

 

Os adolescentes são os campeões da ansiedade, devido à grande produção de hormônios no organismo, e devido à crise de identidade por que passam, por não saberem qual o seu futuro; qual será a minha profissão, serei feliz, terei sucesso na vida pessoal e afetiva?

 

As pessoas muito ansiosas estão assim devido a uma série de problemas; problemas financeiros, conjugais, profissionais, familiares ou até existenciais.

 

Porém tudo tem solução, e temos de analisar o problema para melhor solucioná-lo.

 

Para diminuir a ansiedade são necessárias várias atividades; a prática de atividades físicas, fazer projetos de vida, cursos de capacitação, desenvolver hobbys, atividades prazerosas, fazer novos amigos, participar de grupos.

 

Quando fiz uma palestra sobre a hipnose, falei muito, além da hipnose, da prática da meditação e da yoga e os benefícios que eles fazem para a saúde.

 

Comento isto para ressaltar, que atividades como estas, de ficar em silêncio cinco minutos por dia, meditar, yoga, são atividades muito importantes para a pessoa se centrar mais, perceber o que está ruim em sua vida, planejar mudanças, para a sua melhora pessoal, profissional, existencial e com isto viver com menos ansiedade e ser mais feliz e satisfeita consigo mesma.

 

Clínica de Orientação Psicológica

Fernando Fiuza - Psicólogo, Psicanalista, Hipnólogo

E-mail - [email protected]

Tel. (28) 3036-9915 - (28) 99989-3561

 

 


Comentários