Ame a polícia! - Jornal Fato
Colunistas

Ame a polícia!


O momento é de reflexão - muita reflexão!

 

Com o movimento da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, onde seus familiares bloquearam a saída dos policiais dos quarteis, houve arrombamentos a lojas, arrastões, quebra-quebra e dezenas de homicídios em nosso estado. A população ficou desesperada e à mercê dos bandidos. Muitos que se dizem "acima de qualquer suspeita", "honestos", deixaram seu lado bandido aflorar e ajudaram a saquear o comércio. Sentiram tanta falta daquela instituição que muitos dizem que "não serve para nada", que "precisamos de menos polícia e mais cultura" - essa bobajada que alguns políticos de esquerda e artistas que têm titica de galinha na cabeça tanto pregam - que tudo parecia o fim do mundo. Ficamos sem escolas, sem bancos, sem supermercado, sem farmácia, sem padaria, sem botequim para se tomar uma, sem hospitais, sem postos de saúde... enfim, ficamos sem nada. A população (pobres e ricos) ficou refém dentro de suas próprias casas.

 

Então, precisamos refletir sobre tudo que aconteceu nesses poucos dias - que pareceram uma eternidade - em que a polícia militar ficou ausente das ruas. Se é uma instituição tão necessária à sociedade - e sabemos que é -, que tal pararmos com a hipocrisia de hostilizar a polícia, dizer que não gostamos de polícia, que a polícia não seve para nada, que a polícia é incompetente?! Hum! Quem sabe o caos em que se transformou o nosso Estado, exatamente pela falta de polícia nas ruas, não seja um bom remédio para começarmos a valorizar mais - muito mais! - essa instituição tão criticada pela mesma sociedade que tanto dela precisa.

 

Com a falta de polícia, o Exército foi acionado e percorreu algumas cidades, como Cachoeiro de Itapemirim, uma das cidades mais castigadas com os arrombamentos e saques ao comércio. O que se viu nas redes sociais foram gritos e aplausos quando os veículos do Exército passavam. Isso mostra mais uma vez como vivemos em uma sociedade hipócrita, pois, por mais que gostemos de ver esses militares desfilando em seus tanques e carros camuflados pelas ruas, ainda mais em um momento de crise, eles servem apenas para dar à sociedade uma "sensação de segurança". Eles não estão aí para percorrer as ruas, os becos, as vielas dos bairros onde estão escondidos "os ratos" que traficam drogas, que cometem assaltos, furtos, homicídios e outros crimes. Os militares das Forças Armadas são treinados para uma situação de guerra, apesar de ultimamente ter virado moda colocá-los em situações de distúrbios urbanos. Eles deveriam estar mais focados em nossas fronteiras, coibindo a entrada de armas e drogas, por exemplo - o que ajudaria muito o trabalho da polícia -, e tomando conta da Floresta Amazônica, que de tão abandonada pelo Brasil, foi tomada (não seria vendida?) por milhares de Ongs estrangeiras, grupos indígenas que andam de Hilux 4x4 e por países como Estados Unidos, que até base militar tem lá dentro. Aliás, em alguns mapas de outros países, a Floresta Amazônica é apresentada como "patrimônio da humanidade". Ela foi retirada do mapa do Brasil há bastante tempo.

 

Então, a partir de agora, vamos deixar de ser hipócritas: quando a viatura da polícia passar em sua rua, aplauda ela também. Trate o policial com respeito. Cumprimente-o. Diz para ele que a presença dele alí dá segurança e traz alegria para você e sua família. Vá para as ruas protestar contra os baixos salários dos policiais. Isso mesmo: cobre daqueles que você elege e reelege o compromisso com a segurança pública, tão explorada em épocas de campanhas eleitorais. É a sua segurança e a de sua família que a polícia faz. Viram como a falta de policiamento trava todas as atividades da sociedade e deixa você acuado, à mercê dos criminosos?

 

Então, pare de criticar e valorize mais aquela instituição sem a qual sua vida vira um inferno, sem a qual a sociedade não funciona - a polícia.    

                      


Comentários