Ainda há esperanças - Jornal Fato
Colunistas

Ainda há esperanças


Mais um ano chega ao fim, tão difícil que se deseja seu término o mas rápido possível. O ano anterior não foi grande coisa, e ainda pior é o que agora se encerra. Tão ruim que fica difícil elencar o que houve de bom, mas sempre há a esperança de dias melhores.

 

Tentamos nos proteger da dor que é generalizada, tentamos ater-me a dor que é só nossa, contudo é impossível. Não vivemos em uma redoma, não é possível fugir do poder da comunicação em massa, que além de noticiar os fatos, os coloca num alto grau de drama a fim de mobilizar as emoções e garantir a audiência. As boas notícias são transmitidas corriqueiramente e as notícias ruins são repetidas à exaustão. Nas entrevistas, com os familiares de quem padece alguma tragédia, acentua-se à dor e o sofrimento ao extremo. Não há como se proteger.

 

Mas para os que têm fé sempre há esperanças de dias melhores. Nesta época de Natal tentamos ocupar o vazio na espera dos que estão para chegar: filhos, netos, amigos e pela alegria da casa, repleta de gente que se ama. O alvoroço não nos permite deprimir de saudades, que são muitas.

 

A expectativa do Natal, com a união de todos, é um alento. A arrumação da casa para as festas cria uma sensação de euforia que preenche o coração. Ser feliz, enquanto se observa o triste Natal de tantos, não é tarefa fácil. Nossa família está completa, mas a realidade não é a mesma para muitos amigos, e é difícil ser feliz sabendo da tristeza do outro. Na organização da nossa festa podemos pensar na maneira de tornar melhor o Natal: com presentes, com a nossa presença, com o perdão, com a acolhida, com uma palavra de alento. Esta é a época propícia a acolhimento e ao amor, principalmente aos amigos de sempre e aos que adicionamos durante o ano, na alegria de se sentir amado, na valorização das pessoas e principalmente da nossa família.

 

 E a cada final de ano também podemos fazer planos para o próximo. Quais as prioridades? É a esperança no tempo que virá, que vai dando forças para não desanimarmos jamais. É com o olhar no futuro que desejo, a cada um de vocês, que o Natal tenha sido feliz e um Ano Novo pleno de realizações.

 

 


Comentários