5 perguntas para ter um bom planejamento de marketing digital? - Jornal Fato
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5 perguntas para ter um bom planejamento de marketing digital?

A primeira coisa é dizer que o Marketing Digital não é apenas ter uma página na internet, enviar alguns e-mails ou publicar nas redes sociais.


 

Toda a revolução causada pela tecnologia certamente é um dos assuntos mais debatidos nas empresas, se estendendo até às horas vagas ou de distração dos funcionários. O rumo tomado pelas empresas em relação ao mercado virtual não é mais um diferencial dela, mas sim, uma obrigação que adequou todos os setores da empresa. Mas, como tudo que é novo causa confusão, certas dúvidas persistem em relação à sua definição e se os resultados através dela obtido são realmente bons.

A primeira coisa é dizer que o Marketing Digital não é apenas ter uma página na internet, enviar alguns e-mails ou publicar nas redes sociais. Caminhando com o Marketing Digital devem estar o planejamento e a estratégia. Sem eles, tudo o que você for realizado terá grandes chances de terem sido em vão.

Ao analisar de forma rápida, não é apenas o Marketing Digital que necessita de estratégia e planejamento. As equipes de venda, o controle das finanças, a gestão ou qualquer outra área da empresa não obter bons resultados se não tiver pensamento estratégico. Quem quer trilhar caminhos prósperos, tem que pensar sobre as ações que deverá tomar para atingir o objetivo.

E isso é fácil de ser colocado em prática. Imagine uma viagem. Se você não planejar, o destino, por melhor que seja, não será uma boa viagem. Você precisa pensar nas datas, nos valores, nos transportes, os custos, os locais a serem visitados e outros pontos importantes da sua viagem.

Mudando de assunto e voltando para o tema do texto, qual é a importância de ter um bom planejamento e uma boa estratégia para o Marketing Digital?

Em primeiro lugar, a sua oferta deverá estar bem identificada, independente de ela ser um produto ou um serviço. Deverá saber a utilidade do produto ou serviço para o mercado a fim de que possa responder as cinco questões abaixo, que podem ajudá-lo a definir a sua estratégia de marketing.

Quem eu desejo comunicar?

A essência do Marketing Digital está no seu conteúdo, seja ele textual ou visual. É por isso que você deve saber para quem você estará falando. E a resposta deverá ser além do seu público-alvo. É preciso que a sua empresa conheça melhor os seus clientes, entendendo que os consumidores estão a todo o momento pesquisando e consultando sobre o mercado e, assim, conhecendo os produtos, os serviços e as empresas. Isso significa que, se os clientes estão mais informados, é um dever que a sua empresa saiba todas as informações sobre os clientes.

É por isso que você tem que definir os personagens virtuais que irão interagir no seu negócio. Com formulários e pesquisas, você conseguirá desenhar uma personagem como "Maria, 30 anos, empresária, trabalha por 8 horas por dia e busca soluções para gerir a sua vida financeira via telemóvel". De forma mais clara, é mais fácil ter a percepção de quem são as pessoas a quem se está querendo falar, assim como deve ser o seu tom de comunicação.

O que dizer?

Após a primeira pergunta, a questão seguinte é sobre o que dizer. É preciso criar meios que responderão às questões que o seu agente virtual. Como a Maria, seria necessário informar a importância de ter uma gestão financeira e como aplicá-la por meio de uma ação, até que chegue ao ponto de poder apresentá-lo á sua personagem. O destaque disso é: sabendo as perguntas, as respostas ficarão mais fáceis de serem dadas.

Qual é o objetivo da minha estratégia?

Criar uma consciência de marca, compartilhar o lançamento de algo novo, garantir mais acessos e vender mais na loja online. Quando você for elaborar a sua estratégia de Marketing Digital, é fundamental que estabeleça objetivos que sejam fáceis de serem observados quanto ao seu sucesso.

Onde fazer a comunicação?

Felizmente, os tempos mudaram e hoje, as redes sociais são a garantia de espaço para novas empresas, independente do tamanho delas. Ao responder as duas primeiras perguntas, você precisa definir onde está o seu público-alvo. Facebook? Instagram? Linkedin? Ou em um site específico sobre o seu produto? O mais importante é chegar ao seu alvo.

Como fazer essa comunicação?

A parte mais difícil é colocar a estratégia definida em prática. O Marketing Digital exige um investimento de médio a longo prazo, obedecendo esse tempo para se obter retorno, abrangendo datas importantes no mês, identificando as temporadas altas e baixas relacionado às vendas. E, além desse calendário, é preciso definir quais os canais de comunicação valerá a pena manter, fazendo a comunicação com eles.

Independente de estar presente no mundo virtual, a sua empresa tem que se fazer presente. Respondendo às questões acima descritas, você conseguirá definir boas estratégias de Marketing Digital. Sem atropelos, a palavra é planejamento. Planeje-se e tenha uma boa estratégia de marketing digital.

                                                            

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Cleiton Martins Especialista em vendas online Consultor Estrategista de Negócios Digitais

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