Vargem Alta quer fazer de antigas estações pontos turísticos

Cidade lidera movimento para recuperar trilhos e estações abandonadas para criar museus, áreas de lazer e bem-estar; comitiva local esteve em Brasília para reivindicar cessão de trechos de antiga ferrovia Leopoldina

16/07/2023 17:10
Vargem Alta quer fazer de antigas estações pontos turísticos /Divulgação

Com o objetivo de desenvolver projetos direcionados ao bem-estar da população, como iniciativas turísticas, de lazer e de mobilidade urbana, o ?Movimento da Linha Férrea? foi iniciado pela Prefeitura de Vargem Alta e uniu 12 cidades cortadas pela antiga estrada de ferro Leopoldina. 

Os municípios solicitam, ao governo federal, a cessão de trechos da histórica linha para, conforme garantem, colocar projetos em prática.  

Comitiva do poder público de Vargem Alta esteve em Brasília recentemente (na última quinta-feira), para cobrar celeridade quanto ao processo de transferência de trechos da antiga ferrovia Leopoldina para as cidades envolvidas.

O prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, explica que a proposta da cidade serrana sulina é de preservar os trilhos e recuperar as estações, conferindo-lhes novas finalidades sociais, como áreas de lazer, museus, trilhas multiuso, trilhas de caminhadas, de ciclismo, entre outros benefícios.

"A nossa intenção é transformar esses espaços abandonados em locais que contribuam para o desenvolvimento de nossa cidade e para o bem-estar da população, além de resgatar parte da história e da cultura de nossa região por meio da preservação deste patrimônio", garante Rabello.

A reunião na capital federal no dia 13 ocorreu na sede da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário. Contou com a presença do prefeito de Vargem Alta; além de seu assessor de Gestão, Anderson Deprá; da presidente da Câmara Municipal, Alessandra Fassarella; e da vereadora Mara David.