Vargem Alta: Projeto é finalista do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

A cerimônia de premiação ocorreu na última quinta-feira (5), em Vitória

07/05/2022 09:08
Vargem Alta: Projeto é finalista do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor /Foto: Divulgação/PMVA

O município de Vargem Alta foi finalista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que está em sua 11ª edição. A cerimônia de premiação ocorreu na última quinta-feira (5), em Vitória.

O Prêmio busca reconhecer e divulgar boas práticas adotadas por gestores municipais, que transformam o ambiente de negócios e desenvolvem economicamente seus municípios, estimulando o surgimento e crescimento de pequenos negócios.

Na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos, o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, ficou em segundo lugar com o projeto "Infraestrutura Produtiva - Implantação de Usina Extratora de Suco", instalada na localidade de Taquarussu, no distrito de Fruteiras Nova.

O projeto visa beneficiar famílias de agricultores do Município e região de forma direta, principalmente os pequenos agricultores que não teriam condições de montar sua própria agroindústria para o beneficiamento das frutas e produção de suco integral, melhorando a economia local.

Outros objetivos do projeto são o de desenvolver e incentivar a pesquisa vitivinícola, desenvolvendo ações que promovam a organização e a preservação das propriedades rurais produtoras, estimulando e promovendo o potencial turístico da região, aumentando as áreas de plantio, com diversificação da cultura agrícola, proporcionando meios para os produtores ofertarem o produto para atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), gerando renda para os agricultores e melhorando sua qualidade de vida.

A Construção da Usina Extratora objetivou absorver a demanda dos produtores e dar condições de regularizar as carências em termos de cumprimento das normas sanitárias e dinamismo no beneficiamento das frutas, trazendo mais eficácia ao processo e agregando valor ao produto.

 

Cidade Empreendedora 

O Município de Vargem Alta aderiu ao Programa Cidade Empreendedora visando transformar sua realidade econômica a partir do empreendedorismo, oferecendo um conjunto de ferramentas e soluções efetivas para reduzir a burocracia, gerar emprego, renda e oportunidade. O Plano de Ação começou a ser implementado no final do ano de 2021.

Especificamente para o projeto premiado pelo Sebrae/ES, a Secretaria Municipal de Agricultura, possui mapeamento das áreas de cultivo e verificou a oferta do produção de uvas e a demanda crescente pelo suco integral da fruta, o que motivou a elaboração do projeto e sensibilização dos produtores.

O projeto visa, não somente o incremento e melhorias na produção, mas também desenvolver ações de promoção e organização das propriedades rurais estimulando o potencial turístico da região. 

Ao Poder Público, como principal investidor do projeto, coube proporcionar aos pequenos produtores meios de fomentar a produção, dando autonomia aos mesmos, aumentando o valor agregado de sua produção, bem como a possibilidade de estocagem, haja vista que as frutas têm pouquíssimo prazo para seu consumo, enquanto o suco integral pode ser armazenado por até um ano, o que garante renda ao produtor durante todo o período de entressafra.

 

Parcerias

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com aporte financeiro para realização da obra e compra de implementos. À Associação de Produtores de Uva de Vargem Alta, coube reunir os produtores interessados para viabilizar a implementação do projeto. O Sebrae/ES elaborou o Plano de Negócios para verificação da viabilidade econômica do Projeto. Já a Prefeitura Municipal, como o proponente do projeto, ficou a cargo do estudo de sua viabilidade socioeconômica, da aquisição da área para construção e aplicou uma contrapartida financeira na compra de equipamentos.

O prefeito Elieser Rabello agradeceu ao Sebrae/ES pelo reconhecimento do projeto desenvolvido no interior do município.

"Este projeto iniciou-se ainda no ano de 2012, em nossa segunda gestão, através da Secretaria Municipal de Agricultura. De lá para cá fizemos ajustes e reparos nos implementos e iniciamos a produção. A semente foi plantada com a visão empreendedora vindo a dar os primeiros frutos depois de 10 anos, principalmente após o apoio de importantes parceiros, como o Governo do Estado, por meio da Seag, do Sebrae e da Associação dos Produtores de Uva. Nosso objetivo é dar ao pequeno produtor as condições adequadas para intensificar sua produção, dando uma perspectiva diferenciada do produto no mercado, gerando mais renda para os produtores e criando novos atrativos para o agroturismo em Vargem Alta", afirmou Elieser.

Os secretários de Meio Ambiente, Administração e Finanças, Helimar Rabello, Berg Silva e Thadeu Orleti, além da presidente da Câmara Municipal de Vargem Alta, Alessandra Fassarella, acompanharam o prefeito Elieser Rabello na cerimônia.