Piloto da Esquadrilha da Fumaça é o Ausente Nº 1 - Jornal Fato
Cidades

Piloto da Esquadrilha da Fumaça é o Ausente Nº 1

Coronel aviador da reserva da Força Aérea Brasileira, Aloisio Secchin integrou famoso esquadrão da FAB, que reúne pilotos de elite do país; eleição aconteceu na manhã desta quinta-feira (01)


- Divulgação

O título de Cachoeirense Ausente Nº 1 foi criado no fim da década de 1930, pelo poeta e jornalista Newton Braga, como forma de homenagear os conterrâneos que não viviam mais no município, mas que mantinham vínculos afetivos com a terra natal, orgulhosos da imposição do destino.
Um piloto de elite da Força Aérea Brasileira (FAB) acaba de entrar para o seleto rol de homenageados, que contempla nomes de destaque em profissões variadas, inclusive artistas de grande expressão. Trata-se do coronel aviador da reserva Aloísio Secchin Santos, que integrou o mais famoso esquadrão da FAB.
Secchin iniciou a carreira em 1987 na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. É bacharel em Ciências Aeronáuticas, pós-graduado em Ciências Aeroespaciais e mestre em Ciências em Estratégia Nacional de Defesa (pelo National War College, EUA). Mora em São José dos Campos, em São Paulo.
O homenageado, que se diz fã de Rubem Braga e de Roberto Carlos, declarou estar "muito contente por ser lembrado". E que a expectativa é alta para curtir a festa da cidade no fim do mês. A entrevista completa poderá ser conferida no material especial que a equipe do jornal ES de FATO prepara para publicar em breve.

 

Eleição
A eleição para o Ausente nº 1 de 2023 aconteceu na manhã de quinta-feira (01), no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários.
A honraria idealizada por Newton Braga é concedida durante a Festa de Cachoeiro a cachoeirenses que vivem e se destacam profissionalmente em outras cidades. Indicações dos concorrentes são formalizadas por familiares e amigos, que cadastram currículos com dados pessoais e profissionais na Prefeitura Municipal.
Secreta, a votação é feita por representantes das instituições listadas no Decreto Nº 24.451/2014, que regulamenta a Lei Municipal Nº 6.960/2014, sobre a entrega de homenagens e honrarias em Cachoeiro de Itapemirim.

 

por Marcos Leão 

Comentários