Natal longe da família para salvar vidas

Só no sul do estado, aproximadamente 60 pessoas, entre condutores socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos do Samu CIM Polo Sul estarão de plantão.

24/12/2021 14:00
Natal longe da família para salvar vidas /Foto: Danielle Muruci.

Na véspera de Natal, muitos deixam suas famílias e o conforto de suas casas para salvar vidas. Só no sul do estado, aproximadamente 60 pessoas, entre condutores socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos do Samu CIM Polo Sul estarão de plantão das 19 horas do dia 24 até as 7 horas do dia 25.  O mesmo acontecerá na virada do ano.

O amor à profissão muitas vezes não é suficiente para impedir que profissional sinta falta da celebração em família. Como é o caso do condutor socorrista da unidade de Mimoso do Sul, João Cláudio Zoli, que este ano passará pela primeira vez na vida um Natal fora de casa. ?Pra mim vai ser uma experiência única. Porque eu sempre passei o Natal e Ano Novo em casa?.

Ele conta que é muito ligado com a filha, de 16 anos, e ela ficou chateada ao saber que não teria o pai ao lado na ceia de Natal. ?Conversei com ela. Expliquei que este é meu trabalho. Então por isso, infelizmente, não estarei presente dessa vez?, disse.

Zoli passará a noite trabalhando juntamente com o técnico de enfermagem, Luan Nunes de Sá, com a enfermeira Luciana Astolfo e com o condutor socorrista, Walace Coutinho. Os três colegas de trabalho contam que já passaram o Natal de plantão, mas até hoje, a família fica triste com a situação.

E para não passar em branco, a equipe de plantão fará uma pequena ceia natalina, ali mesmo, na base do Samu. ?Combinamos de cada um trazer um prato diferente, só para não passarmos o Natal em branco?, conta Luan Nunes

A enfermeira Luciana Astolfo e condutor socorrista Walace Coutinho recordam um dos atendimentos mais marcantes para eles em uma véspera de Natal. Eles contam que há alguns anos atenderam uma criança, de aproximadamente cinco anos, com queimaduras de 3º grau causadas por um acidente com uma churrasqueira. Na ocasião, a criança precisou ser encaminhada para um hospital na capital, Vitória. ?Faz alguns anos esse atendimento, mas por ser criança marcou muito?, destaca a enfermeira.  

Sobre o Samu

O SAMU CIM POLO SUL conta com bases descentralizadas localizadas em 18 (dezoito) municípios da Região Sul do ES. Atualmente temos 26 (vinte e seis) ambulâncias em operação, sendo 04 (quatro) Unidades de Suporte Avançado localizadas nos Municípios de Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçui e Iúna; e 22 (vinte e duas) Unidades de Suporte Básico (conforme mapa em anexo).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funciona 24 horas por dia e nos 07 dias da semana, sem paralização. Os profissionais trabalham por meio de escalas, com plantões que duram 12 horas, o que faz com que possam revezar durante as festividades de final de ano, sem prejudicar o serviço.

O meio para solicitar o socorro é por ligação telefônica para o número: 192, que pode ser feita gratuitamente de qualquer telefone fixo ou móvel. O solicitante deve se atentar para passar inicialmente a situação do paciente, o endereço da ocorrência e em seguida aguardar em linha para falar com o Médico Regulador que fará alguns questionamentos a fim de compreender melhor a situação do paciente/vítima, identificar qual viatura e de qual localidade será enviada para atender, e ainda orientar aos presentes na cena para realizar alguns cuidados como sinalização e cuidados iniciais com a vítima.