Morre o lendário Raul Sampaio Cocco, autor de mais de 400 sucessoss - Jornal Fato
Cidades

Morre o lendário Raul Sampaio Cocco, autor de mais de 400 sucessoss

A causa da morte ainda não foi divulgada e nem informações sobre o funeral. Raul tinha 93 anos


- Arquivo/JornalFato/2018

O maestro Adilson Dillen dos Santos deu a triste notícia em um breve anúncio em suas redes sociais, na noite desta quarta-feira (26). Morreu o cantor e compositor Raul Sampaio Cocco, autor de sucessos nacionais, gravados por grandes nomes da música popular brasileira. A causa da morte ainda não foi divulgada.Raul tinha 93 anos.

Ele é autor de Meu Pequeno Cachoeiro, cantada até por Roberto Carlos, e que se tornou o hino da cidade natal de ambos, Cachoeiro de Itapemirim.

Como muitos cachoeirenses, Raul Sampaio Cocco escolheu Marataízes para descansar. Viveu na Pérola Capixaba até sua morte. Teve tempo de receber no município litorâneo e em Cachoeiro diversas homenagens nos últimos anos. Inclusive do Jornal FATO, em 2018, ao completar 90 anos.

Sua morte deixa aberta uma lacuna no cancioneiro nacional. Mas sua obra o manterá eternamente vivo.

Amigos e admiradores lamentam o encerramento do verdadeiro show que foi a vida desse artista ímpar, dono de um inesgotável talento.

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, decretou luto oficial de três dias.

 

HISTÓRIA

Raul Sampaio Cocco foi autor de aproximadamente 400 canções, especialmente,"Meu Pequeno Cachoeiro", que fez sucesso na voz de Roberto Carlos.

 

Filho de José Cocco e de Fany Sampaio Cocco, irmão de Domingos, Ruth e Fanny, também primo de Sérgio Sampaio e Hélio Moraes Sampaio, Raul nasceu em 06 de julho de 1928, em Cachoeiro de Itapemirim.

 

Ele começou a vida artística na Rádio ZYL-9, como solista do conjunto Dois Valetes e uma Dama. Em 1949 se mudou para o Rio de Janeiro e passou a integrar o Trio de Ouro em 1952. Sua primeira música de sucesso foi "Guarda-Chuva de Pobre".

 

A música "Meu Pequeno Cachoeiro" virou o Hino Oficial da cidade - Lei nº 1.072/66, sancionada pelo prefeito Abel Santana.

 

Suas canções foram gravadas por Roberto Carlos, Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Toquinho e Vinicius de Moraes, Elza Soares, Fafá de Belém, Maria Betânia, João Bosco e muitos outros. Além disso, intérpretes estrangeiros, como a mexicana Elvira Rios (Estoy pensando em ti), regravaram as músicas do cantor cachoeirense.

 

Roberto Carlos, também compositor, é conhecido como o filho mais ilustre de Cachoeiro, mas seus conterrâneos concordam que o maior compositor da cidade é, sem dúvida, Raul Sampaio Cocco.

Comentários