Mais três postes pegam fogo após curto de cabos em Guaçuí

O outro incêndio em poste no município aconteceu na última segunda-feira (10).

21/07/2023 16:03
Mais três postes pegam fogo após curto de cabos em Guaçuí /Foto: Internauta.

Nesta quinta-feira (20), cabos de telefonia e fibra óptica voltaram a causar incêndios em postes no município de Guaçuí. Desta vez, os postes incendiados ficam localizado na Rua Emiliana Emery, no Centro da cidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas. O outro incêndio aconteceu na última segunda-feira (10).

Segundo a Concessionária EDP, responsável pelo fornecimento de energia na região, uma equipe técnica esteve no local e constatou que a rede elétrica foi atingida por um curto-circuito que começou em cabos de telefonia e fibra óptica.

Um imóvel teve o fornecimento de energia interrompido, mas foi normalizado no mesmo dia. Ainda de acordo com a EDP, todas as empresas que prestam serviços desta natureza em Guaçuí foram notificadas na semana passa e, após mais este incidente, serão novamente notificadas para realizarem as devidas adequações o quanto antes.

A EDP ressaltou que as empresas de telecomunicação respondem pela operação e manutenção dos seus equipamentos. No referido caso, para minimizar os impactos à população, mesmo não sendo de responsabilidade da concessionária, uma equipe foi ao local e retirou os cabos de telecomunicação que poderiam oferecer risco.

A empresa ressaltou ainda que o compartilhamento dos postes de energia elétrica pelas empresas de telecomunicações/internet é disciplinado por uma resolução conjunta da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), com o objetivo de redução dos custos aos usuários dos serviços.

?O tema do compartilhamento dos postes pelas empresas de telecomunicações/internet é uma pauta nacional, fez parte da Consulta Pública (073/21) aberta pela ANEEL e ANATEL e o tema está em discussão entre os órgãos reguladores (ANEEL e ANATEL), visando aprimorar o processo de ocupação dos referidos postes pelas empresas de telecomunicações/internet em todo País. A EDP é uma das empresas que contribuiu com os reguladores para aprimorar as regras que tratam desse compartilhamento?, disse a concessionária, em nota.

?Além disso, a Distribuidora notifica sistematicamente as empresas de telecomunicações/internet, com objetivo de melhorar/regularizar as condições da rede de telefonia compartilhada nos postes, bem como para a retirada de cabos rompidos, minimizando o impacto das fiações e restabelecendo a ordenação da rede de telecomunicações/internet. A EDP atua ainda na retirada de cabos que oferecem risco a segurança da população, sempre que identificado pelas equipes. Importante frisar ainda que é observada a intensificação de furto de cabos de telecomunicações/internet, onde acabam ficando pontas e cabos soltos?, completa a nota.