Mais cinco mil pontos de luz em Cachoeiro

Ampliação de 18 mil para 23 mil pontos na cidade, além de mais qualidade, eficiência e agilidade na manutenção. É o que prevê contrato de parceria público-privada para iluminação pública assinado hoje pela Prefeitura

21/09/2023 21:18
Mais cinco mil pontos de luz em Cachoeiro /Tharsis Fortunato

Ampliação de 18 mil para 23 mil pontos de iluminação pública em Cachoeiro de Itapemirim. Tudo com lâmpadas e luminárias de última tecnologia, que produzem claridade ainda maior do que as atuais. Além de central de monitoramento, para solucionar troca de lâmpadas queimadas de forma imediata.

É o que prevê o contrato de parceria público-privada para a iluminação da cidade assinado no fim da tarde de hoje entre a Prefeitura de Cachoeiro e o consórcio de empresas vencedor da licitação.

O contrato tem 13 anos de duração e é fruto de projeto desenvolvido junto com o Governo Federal, no valor de R$ 3,5 milhões. Cachoeiro é uma das cinco cidades contempladas no Brasil com o plano que visa modernizar o parque de iluminação do município. A fiscalização fica a cargo da agência reguladora municipal Agersa

Ambiciosa, a meta de eficiência é de 60%, impactando na economia da Prefeitura em gastos com energia. Não há custos a mais para a população, todos os recursos empregados são fruto da taxa de iluminação pública já paga pelos cachoeirenses.

 

 

O prefeito Victor Coelho chama a atenção para a tecnologia que será empregada.

?Cachoeiro está na vanguarda. É uma forma muito mais inteligente de fazer a manutenção e abre a possibilidade para outros equipamentos de cidades inteligentes, várias tecnologias que podem ser aplicadas?, observa.  

Ele assegura que a primeira parceria público-privada firmada no município só trará benefícios para a população.

 

 

Presidente de uma das empresas que compõem o consórcio, Renato Araújo garante que, entre outras melhorias, todas as luminárias serão substituídas por equipamentos de qualidade e eficiência superiores.

Lorena Vasques Silveira, secretária municipal de Manutenção e Serviços, considera a parceria público-privada um olhar para o futuro. ?Marcará a história de Cachoeiro, foi tudo feito sobre a luz da lei, será uma entrega marcante para o município?, avalia.

 

 

A solenidade de assinatura do contrato aconteceu no auditório da escola Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários.