Maiores acumulados de chuvas foram registrados no Sul do ES nesta terça (24) - Jornal Fato
Cidades

Maiores acumulados de chuvas foram registrados no Sul do ES nesta terça (24)

O maior acumulado de chuvas nas últimas 24 horas foi registrado em Mimoso do Sul, com 126,6mm.


- Foto: Internauta.

As chuvas intensas que insistem em cair no Espírito Santo castigaram municípios do Sul do Estado nesta terça-feira (24), causando enchentes, quedas de barreiras, desabastecimento de água potável, entre outros transtornos. O maior acumulado de chuvas nas últimas 24 horas foi registrado em Mimoso do Sul, com 126,6mm. Quase o dobro registrado no município vizinho, Muqui, que recebeu 68mm.

Rio Novo do Sul vem logo depois, com 108,8mm, seguido de São José do Calçado, com 98,4mm, Apiacá, 84,2mm, e Cachoeiro de Itapemirim, 77,61mm.

O ranking de acumulados segue com os municípios do Sul; Alegre, 74,3mm, Bom Jesus do Norte, 72,8mm, Atílio Vivacqua, 72,2mm, Presidente Kennedy, 71,2mm, Guaçuí, 59,15mm, Ibitirama, 40,4mm e Ibatiba, 38,2.

Mimoso do Sul

Por volta das 16h e 30 min, o município de Mimoso do Sul/ES, foi acometido por chuvas intensas. O Rio Muqui do Sul e os córregos Santa Marta Belmonte e Serra extrapolaram a capacidade de retenção de suas águas, ou seja, extrapolou-se a cota de inundação desses rios. As chuvas intensas persistiram por um período superior há 1 hora. Como resultado, vários bairros do município foram afetados pela inundação, ficando várias famílias desabrigadas e desalojadas.

Equipe do CBMES (do PAB de Mimoso do Sul) foram acionadas e concomitantemente com as equipes da prefeitura municipal começaram a atuar no socorro aos afetados.

O abastecimento de água potável foi interrompido. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a água bruta não está chegando na Estação de Tratamento da cidade. Além disso, várias redes de distribuição foram afetadas. O sinal de telefonia celular também foi prejudicado.

Na manhã desta quarta-feira (25), o governador Renato Casagrande decidiu ir à Mimoso do Sul, para acompanhar de perto os transtornos causados pela enchente.

 

Rio Novo do Sul

Em Rio Novo do Sul, um muro caiu no Bairro Bolsoi e alagamentos foram registrados no Bairro São José. Na zona rural, queda de barreira com obstrução parcial da pista e de uma árvore foi registrada na comunidade de Pau D`alho.

 

São José do Calçado

O rio que corta a cidade transbordou e invadiu diversas ruas. A rodoviária da cidade ficou debaixo d'água.

 

Guaçuí

Quedas de barreiras foram registradas no município de Guaçuí. Uma delas, na região central da cidade, causando interdição parcial da rua.

 

 
Cachoeiro de Itapemirim
No município mais populoso do Sul do Estado ruas também ficaram alagadas. Como foi o caso da rua do Cras, no Bairro Jardim Itapemirim. Um morador registrou como a rua ficou totalmente interditada. 
 

Comentários