Itapemirim: professora revisita a história da localidade de Safra em livro

Originada em projeto escolar, obra retorna 70 anos e conta o passado sob o olhar dos antigos e atuais moradores da comunidade

21/11/2023 14:39
Itapemirim: professora revisita a história da localidade de Safra em livro /Foto: Divulgação

A história da localidade de Safra através do olhar dos seus antigos e atuais moradores. É o que conta o livro ?Cheiro de terra?, que será lançado na próxima sexta-feira (24), em Itapemirim.

A professora e escritora Leidiane Malini Costa teve a ideia de produzir a obra a partir de um projeto escolar desenvolvido na escola municipal ?Manoel Marcondes de Souza?, onde dá aulas.

?Conhecendo nossa história? ouviu 12 pessoas que residiram ou ainda moram na comunidade. Os personagens, relembraram o passado a partir de suas vivências. A audição foi realizada com o apoio e participação dos alunos. Foram feitas ainda pesquisas literárias.

Escrever este livro era um sonho antigo da autora. ?Presenciei as mudanças ocorridas e carregava na memória as histórias contadas pelos meus pais. Além disso, percebi que o conhecimento sobre a história da região por parte dos alunos não era muito vasto, já que muitos deles vieram para o local com a chegada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)?, comenta Leidiane.

Para a professora, a localidade tem uma história que precisa ser registrada. ?O livro é um convite a imergir em um universo genuíno, longe dos holofotes das grandes cidades. Uma viagem pelas linhas férreas que cortavam a comunidade e pelos barcos a vapor que transportavam mercadorias pelo amado Rio Itapemirim até os dias de hoje. Refletir que cada pequeno recanto do mundo guarda em si um legado que merece ser ouvido e preservado?, finaliza a autora.

Ao final do livro, professores de outras disciplinas expulseram seus pontos de vista sobre o projeto. Em relatos, falaram da importância de trabalhar com memórias históricas.

 

Outras obras

?Cheiro de terra? é o terceiro livro de Leidiane Malini Costa. Em 2021, a autora escreveu ?Do casulo ao voo?, em que relata a história de vida da sua mãe.

Em 2022, em Cachoeiro de Itapemirim, junto com os alunos da escola municipal de ensino básico ?Professora Thereza Valiatti Sartorio?, lançou a obra infantil ?O boi Bó?.

A escritora já trabalha em um outro título, previsto para ser lançado em breve. ?Para quem aprecia escrever, é como se as histórias e as palavras clamassem de dentro de você. Não posso ser egoísta ao ponto de não dar vida a essas narrativas?, relata Leidiane.

 

Sobre a autora

Leidiane Malini Costa leciona há 29 anos. Ela atua nas escolas municipais ?Professora Thereza Valiatti Sartório, em Cachoeiro de Itapemirim, e ?Manoel Marcondes de Souza?, em Itapemirim.

 

Serviço

Lançamento do livro ?Cheiro de Terra?

Onde: em Itapemirim, no auditório da escola municipal ?Manoel Marcondes de Souza?

Quando: sexta-feira (24)

Quem não adquirir o exemplar físico pode ler a obra, gratuitamente, na versão digital (em e-book)