Incêndio atinge vegetação no Monumento Estadual Natural Serra das Torres

Os trabalhos de combate ao incêndio seguem sendo realizados entre os municípios de Muqui e Mimoso do Sul

26/09/2024 19:15
Incêndio atinge vegetação no Monumento Estadual Natural Serra das Torres /Foto: Divulgação Notaer

Nesta quinta-feira (26), um incêndio de grandes proporções consome parte da vegetação do Monumento Estadual Natural Serra das Torres (Monast), entre os municípios de Muqui e Mimoso do Sul.

Os trabalhos de combate ao incêndio seguem sendo realizados por equipes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Corpo de Bombeiros Militar, prefeituras e voluntários.

Diante a proporção das chamas e de algumas áreas estarem localizadas em pontos de difícil acesso, uma aeronave do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) também está dando apoio na ocorrência.

Durante todo o dia, o telefone da Defesa Civil de Mimoso do Sul ficou congestionado com tantos chamados de moradores, que estavam assustados com as chamas, conforme relato do coordenador, Leonardo Ferreira. ?A gente está 'in loco', observando e mapeando cada ponto. Só que por ser áreas de muito difícil acesso, praticamente impossível, só com aeronaves, alguns trechos vão queimar mesmo. Infelizmente não tem o que fazer por terra?, explicou Leonardo Ferreira.

Como medida preventiva para impedir que o fogo se alastre ainda mais, equipes de combate estão fazendo aceiros, que é o desbaste de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios. Além disso, aeronaves estão sobrevoando a área e despejando água em pontos críticos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda não é possível estimar a dimensão da área de vegetação atingida pelo incêndio.