Guaçuí realiza ações em alusão ao dia nacional da luta antimanicomial

O objetivo foi trabalhar a conscientização e a importância dos serviços de saúde mental que têm como propósito a inclusão social dos pacientes.

18/05/2023 18:08
Guaçuí realiza ações em alusão ao dia nacional da luta antimanicomial

Nesta quinta-feira (18), é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, dando ênfase a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Para celebrar a data, a Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o CAPS, promoveu três dias de atividades com os pacientes assistidos. O objetivo foi o de trabalhar a conscientização e a importância dos serviços de saúde mental que têm como propósito a inclusão social dos pacientes.

O movimento antimanicomial é caracterizado pela luta por direitos das pessoas com sofrimento mental e faz lembrar que, como qualquer cidadão, as pessoas com transtornos mentais têm o direito fundamental à liberdade e de viver em sociedade, bem como o direito de receber cuidado e tratamento.

Durante os três dias de programação foi realizado: Sessão de Cinema e pipoca com o filme Divertidamente, que trabalha os sentimentos; dinâmica e lembrancinhas onde os pacientes escolheram qual sentimento se identificaram no filme; café da manhã aos pés do Cristo Redentor, roda de conversa, alongamento e música tocada e cantada pelos pacientes. Além disso, foi realizado na Câmara Municipal, uma palestra onde foi apresentada a Construção da Rede de Atenção Psicossocial de Guaçuí.

Para a Coordenadora do CAPS, Maira Couzi esse é um momento muito importante para a Saúde de Guaçuí. ?Muito feliz de estar comemorando está data tão importante, onde os manicômios foram fechados e substituídos por tratamentos terapêuticos, respeitando a cidadania e promovendo os vínculos sociais. Gostaria de parabenizar essa equipe tão maravilhosa do CAPS que não mede esforços para deixar nossos pacientes felizes e oferecer a eles um tratamento de qualidade. Retornar pra Guaçuí, para minha família do CAPS me deixa muito grata?.

?Hoje é dia de agradecer a Deus pela mudança na história da psiquiatria. Parabéns a toda equipe do CAPS pelo trabalho maravilhoso que vocês têm exercido com comprometimento e seriedade, promovendo saúde e bem-estar para essas pessoas que precisam tanto do nosso carinho?, ressaltou o prefeito Marcos Luiz Jauhar.

No CAPS de Guaçuí os atendimentos são feitos por uma equipe multiprofissional, de forma individual ou em grupo, e conta com oficinas terapêuticas para os pacientes.  A equipe conta com um Coordenador, Psicólogo, Assistente Social, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Farmacêutico, Artesão, Auxiliar de Serviços Gerais, Médico Psiquiatra e motorista.