Copa feminina: Conselho da Mulher quer ponto facultativo em Cachoeiro

Conselho Municipal de Direitos da Mulher preparou ofício em última assembleia, que vai protocolar na Prefeitura segunda-feira (24), pedindo que norma federal seja adotada para servidores municipais

21/07/2023 23:15
Copa feminina: Conselho da Mulher quer ponto facultativo em Cachoeiro /Divulgação

O Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) está solicitando à Prefeitura de Cachoeiro que adote ponto facultativo para os servidores municipais quando houver partidas da seleção brasileira na copa do mundo de futebol feminino.

Um documento, o Ofício nº040/2023, reivindicando equidade de gênero, foi deliberado na 13ª reunião ordinária da entidade, ocorrida na última quarta-feira (19). O texto já foi encaminhado ao prefeito Victor Coelho por WhatsApp e será protocolado na próxima segunda-feira (24), informa a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Noemi Nantes Borges.  

Além da equidade de gênero, estão sendo considerados o incentivo ao esporte feminino e a visibilidade à prática desportiva de mulheres.

Noemi lembra que esta é a maior copa feminina de todos os tempos, porque se trata da primeira edição com 32 países participantes. Antes, eram 24 seleções. O formato do evento futebolístico - marcado para o período de 20 de julho a 20 de agosto, com sede na Austrália e Nova Zelândia - está sendo igual ao do torneio masculino: oito grupos de quatro países, em que os dois primeiros se classificam para as próximas fases, de mata-mata.

?A mesma medida que foi adotada para a copa masculina, pedimos que se faça para a feminina, como outros municípios estão fazendo. Para que Cachoeiro também possa ser protagonista da valorização da mulher ?, declara Noemi.  

 

Federal   

O pedido do CMDM é para que o servidores da Prefeitura de Cachoeiro também sejam liberados de seu expediente normal, de acordo com a Portaria MGI nº 3.814, de 17 de julho de 2023, publicada no Diário Oficial da União em 18 de julho de 2023, que estabelece orientações aos órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, acerca do expediente nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023.

A norma permite que os funcionários se ausentem e cheguem ao trabalho em até duas horas depois do fim dos jogos. Nos dias em que os jogos se realizarem até 7h30, o expediente se iniciará às 11h (horário de Brasília). Nos dias em que os jogos forem às 8h, a jornada começará às 12h. A compensação das horas não trabalhadas será no período de 1º de agosto a 29 de dezembro de 2023. É a primeira vez que está sendo implementado o ponto facultativo durante o campeonato feminino.