Conselho tutelar: confira resultado da eleição em Cachoeiro

Em processo eleitoral concluído ontem, dez novos conselheiros foram eleitos; eles tomam posse em janeiro e mandato é de quatro anos

02/10/2023 10:57
Conselho tutelar: confira resultado da eleição em Cachoeiro /Imagem ilustrativa

Conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comsenca) e fiscalizado pelo Ministério Público, o processo eleitoral para o Conselho Tutelar de Cachoeiro de Itapemirim foi concluído neste domingo (01).

Vinte candidatos concorreram a dez vagas, distribuídas nas Regionais I e II do órgão, que é autônomo. O Conselho Tutelar é responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Eis os eleitos em Cachoeiro: Beth Davel (560 votos), Pastor Thiago (406), Romário Manzoli (355), Diego Araujo (332), Jesse Pereira (327), Pastora Lúcia (323), Willian Lili (300), Lilian Debona (292), Sergio Amparo (277), Nazareth Silveira (253).      

Os candidatos são habilitados segundo os critérios do edital de chamamento, dentre eles: ser morador do município, ter experiência com o público que vai atender, ter histórico de vida pautado na idoneidade e conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os dez eleitos e seus suplentes tomam posse no dia 10 de janeiro de 2024, após passar por qualificação. Eles devem antes estudar assuntos ligados à área, como a atribuição de cada poder e a rede de serviço de proteção e garantia de direitos. O mandato de conselheiro tutelar é de quatro anos.

A eleição aconteceu ontem na escola CEI ?Áttila de Almeida Miranda?, no bairro Vila Rica, no período das 8h às 17h.