Ciclovia da Vida teve mais de 11.600 acessos em uma semana

Os dados revelam que, em uma única semana, a Ciclovia da Vida superou o total de utilização do Bike GV durante todo o mês de agosto

05/09/2023 15:09
Ciclovia da Vida teve mais de 11.600 acessos em uma semana /Foto Divulgação/Governo do ES

A Ciclovia da Vida, inaugurada no último dia 27 de agosto, em apenas uma semana, teve mais de 11.600 acessos nas entradas localizadas em Vitória e Vila Velha.

O ponto alto da demanda aconteceu no último domingo (3). Os dados revelam que, em uma única semana, a Ciclovia da Vida superou o total de utilização do Bike GV durante todo o mês de agosto. 

O serviço do Bike GV segue funcionando, atendendo os usuários, e junto ao Aquaviário, é mais uma opção de travessia e conectividade para ciclistas na Região Metropolitana. Para curtir o passeio e fazer a travessia em segurança, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) reforça a importância de que todos os usuários pedalem no sentido da via e com cautela, que verifiquem freios e mantenham suas bicicletas com revisão em dia, e que utilizem os equipamentos de segurança recomendados no Código de Trânsito Brasileiro. 

?Em uma semana, registramos quase 12 mil viagens na Ciclovia da Vida. É uma alternativa segura para o deslocamento diário, permitindo que o usuário vá de Vitória a Vila Velha, ou vice-versa, em cerca de 15 minutos. A travessia entre as cidades também ficou melhor sobre a Terceira Ponte, que ganhou novas faixas. Temos recebido muitos relatos de ganho no tempo de viagem e redução no número de acidentes na via. Alguns motoristas em carros de passeio insistem em utilizar a faixa exclusiva, por isso seguimos o alerta para que a faixa seja utilizada apenas por ônibus, táxis, carros de serviço, motos e caminhões?, ressalta o subsecretário de Estado de Mobilidade, Leo Cruz.  [

 

Terceira Ponte

Com a ampliação da Terceira Ponte, as linhas do sistema Transcol que passam na via tiveram redução de cerca de meia hora no percurso. Mas não foram apenas os passageiros do sistema Transcol que ganharam com a ampliação da Terceira Ponte. A dentista Seani Paiva mora em Vila Velha e conta que, desde a inauguração das novas faixas, não pegou trânsito para se deslocar. 

?Eu estou chegando em casa mais rápido e a gente fica mais confortável para dirigir, porque não vê mais motociclistas no corredor. Nos horários de pico a gente vê a fila nos acessos da Ponte, mas o trânsito segue andando. Foi uma mudança fácil de se acostumar e que está ontribuindo muito com o nosso dia a dia?.  

A Terceira Ponte ganhou duas novas faixas, uma por sentido. A faixa da direita é exclusiva para ônibus, táxis e carros de serviço, como viaturas e ambulâncias. Motos e caminhões tem uso preferencial nessa via. 

A orientação aos condutores é que obedeçam à sinalização e respeitem os limites da via, sinalizem corretamente ao mudar de faixa, não usem celular ao volante; não trafeguem no corredor e respeitem a exclusividade da faixa da direita para ônibus, motos e veículos de serviço.