Chuvas: Veja a situação de municípios no Sul do ES

As maiores acumulados de chuva no Sul do ES nas últimas 24 horas foram em Mimoso do Sul (96.60mm), Ibatiba (57mm), Apiacá (45,2mm), São José do Calçado (43,4mm) e Iúna (41,6mm).

20/02/2022 13:37
Chuvas: Veja a situação de municípios no Sul do ES /Foto: Reprodução/ Evair de Melo.

As fortes chuvas que caíram no Espírito Santo neste sábado (19) causaram transtornos em diversos municípios da região Sul. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, os maiores acumulados de chuva nesta região nas últimas 24 horas foram registrados nos municípios de Mimoso do Sul (96.60mm), Ibatiba (57mm), Apiacá (45,2mm), São José do Calçado (43,4mm) e Iúna (41,6mm). Em Cachoeiro de Itapemirim o registro foi de 21,74mm.

Alegre

Uma chuva forte caiu no distrito de Vila do Café, em Alegre, deixando ruas alagadas, queda de barreiras e muita lama. Com menas intensidade, também choveu na sede do município, que ainda tenta se recuperar da trágica chuva do dia 16. 

 

Apiacá

O distrito de Bom Sucesso, em Apiacá está isolado devido a muitos deslizamentos de terra pela estrada que liga o município ao distrito.

E a Defesa Civil do município está em alerta, monitorando o Rio Itabapoana que se aproxima de sua cota de inundação.

 

Bom Jesus do Norte

Já em Bom Jesus do Norte, o rio Itabapoana voltou a subir e atingiu 4,20m. De acordo com a Defesa Civil estadual, 25 ruas do município foram atingidas, deixando quatro famílias desabrigadas (15 pessoas) e 830 pessoas desalojadas. A Secretaria Municipal de Educação emitiu uma nota informando que as aulas estão temporariamente suspensas no município.

 

Guaçuí

Em Guaçuí foram registradas quedas de barreiras e uma ponte cedeu na Rodovia ES 484. O trecho está localizado próximo ao trevo que liga o município à Varre-Sai e São José do Calçado. O trânsito está totalmente interditado.

 

Iúna

Um deslizamento de terra neste sábado pela manhã foi registrado no bairro Vila Nova. Não houve vítimas, apenas prejuízos materiais.

 

Mimoso do Sul

O município, que vem passando por uma sequência de chuvas fortes nos últimos dias, registrou a pior cheia deste ano de 2022. Os distritos de Santo Antônio do Muqui e Conceição do Muqui estão interditados devido a deslizamento de talude sobre a estrada e pontes transbordando. Uma equipe com servidores da Secretaria de Obras, Defesa Civil e o prefeito traçaram uma rota alternativa para tentar chegar até as localidades atingidas.

Vários pontos de alagamento foram registrados pela Defesa Civil. Um Sistema de Comando em Operações (SCO) foi montado no município. 

 

São José do Calçado

A Defesa Civil do município está nas ruas avaliando a situação do município e ajudando à população atingida pela enchente que deixou diversas ruas alagadas.

Muitos deslizamentos de talude também foram registrados em São José do Calçado.

 

Muqui

Em Muqui, os prejuízos foram nas estradas, com o registros de diversas quedas de árvores e barreiras.

 

Previsão

Neste domingo (20), há probabilidade de 75% para chuvas pontuais de 10-30 mm em trechos das áreas amareladas. Probabilidade de 70% para chuvas pontuais de 2-10 mm em trechos da área esverdeada.

 

Alerta de Perigo para chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de Perigo (Alerta laranja) para chuvas intensas, iniciando às 09h46 deste domingo (20). Probabilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). O aviso é válido até às 10h de segunda-feira (21) e abrange municípios das regiões sul, central e noroeste do Espírito Santo.