Cachoeiro volta a ter concurso de bovinos com ranqueamento nacional - Jornal Fato
Cidades

Cachoeiro volta a ter concurso de bovinos com ranqueamento nacional

É o retorno do município a calendário de ranqueamento para competições nacionais, após cerca de dez anos. O evento ocorre no bairro Aeroporto, em Cachoeiro.


Com presença de representantes de entidades ligadas à pecuária no Brasil, a Exposul Rural recebe, nesta sexta (13) e sábado, dois concursos de bovinos com destaque nacional. É o retorno do município a calendário de ranqueamento para competições nacionais, após cerca de dez anos. O evento ocorre no bairro Aeroporto, em Cachoeiro.

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, sediada em São Paulo, já acompanhava a movimentação em Cachoeiro nesta quinta. O presidente da entidade, Nabih Amin El Aouar, afirma que incluir a região sul do Espirito Santo nesse calendário era um sonho antigo das entidades locais e nacionais.

"Esse interesse era nosso e dos criadores. País, estado e município ganham muito com isso, pois alavanca os negócios, movimenta o setor e motiva a criação. Oitenta por cento do rebanho brasileiro é nelore, e o agronegócio é o grande destaque da economia brasileira. Todos os municípios deveriam seguir esse exemplo de Cachoeiro, que investiu no agronegócio ao oportunizar eventos desse porte na pecuária", elogia Nabih.

A partir do ranqueamento para as competições nacionais, os animais que participam da Exposul já saem na frente para conquistas em outros estados. Neste ano, esse tipo de competição em Cachoeiro é voltado às raças nelore e girolando, parte da programação da Exposição Agropecuária.

Rodrigo Monteiro, presidente do Núcleo de Criadores da Raça Girolando do Espírito Santo, destaca a importância do interesse público no fomento a esse tipo de concurso. "O município assumiu os custos e investiu na logística necessária para termos o retorno desse nível de competição. Também nos eventos de leilão, que é outro bom exemplo na Exposul, nunca tivemos tanta qualidade genética dos animais. Temos aqui um evento marcante para o setor e para a economia do estado, e a edição do ano passado formou o cenário para esse avanço".

Para o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão, o crescimento na relevância dessas competições mostra o respaldo da Exposul. "A realização desses eventos indica o reconhecimento das associações de criadores das duas principais raças bovinas brasileiras e conferem à Exposul status de relevância no cenário da pecuária nacional".

Confira a programação da Exposição Agropecuária na Exposul Rural!

Pavilhões de animais: de quarta (11) a sexta-feira (13), de 14h às 22h, e sábado (14), de 9 às 22 h

Fazendinha: 
de quarta (11) a sexta-feira (13), de 14h às 22h, sábado (14), de 9 às 22 h, e domingo (15), de 9h às 22h

Bovinos
Concurso leiteiro: Ordenhas todos os dias, às 6h e 18h
Julgamentos Girolando: sexta (13), 14h, e sábado (14/04), 8h
Leilão Girolando: sábado (14), a partir das 19h
Julgamentos de Nelore: quinta (12), de 14 às 18h, sexta (13), de 8h às 12h e de 14h às 18h e sábado (14), de 8h às 12h
2ª ExpoNel Kids ES: quinta (12/04), de 13h às 17h

Equinos
Prova Três Tambores: sexta (13), de 18h às 21h, e sábado (14), de 9h às 12h e 14 às 18h
II Etapa do Ranking Estadual de Hipismo Clássico: sábado (14), de 9h às 16h

Comentários