Cachoeiro: Centro Pop ajuda moradores de rua a mudar de vida

Espaço completou dois anos de funcionamento e já realizou 3.623 atendimentos desde a inauguração

19/10/2021 09:31
Cachoeiro: Centro Pop ajuda moradores de rua a mudar de vida

O número de pessoas que vivem nas ruas de Cachoeiro de Itapemirim chama atenção. São, alguns, pedintes, outros, que tentam ganhar a vida vendendo doces nos sinais de trânsito. Mas, aos poucos, há os que conseguem superar essa situação.  E o Espaço Vida, Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) de Cachoeiro de Itapemirim tem sido importante nessa retomada.

Em dois anos, completados na semana passada, o Espaço Vida realizou 3.623 atendimentos e concedeu 198 passagens para pessoas voltarem a suas cidades de origem. O equipamento, que fica na rua Deodoro da Fonseca (nº 98), no bairro Independência, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, oferecendo diversos serviços.

O caso do casal formado por Ana Paula Miranda Martins, de 40 anos, e Ricardo da Silva Nostiliano, de 37 anos, é um exemplo. Eles receberam encaminhamentos para serviços sociais e foram inseridos no programa Aluguel Social. Atualmente, moram com o filho de 1 ano em uma casa.

?A gente teve apoio total do Centro Pop para mudar de vida e seguir num caminho melhor. Aqui nos encaminharam pra tirar os documentos, pra acertar nossa vida como cidadãos. Hoje, graças a Deus, tenho emprego com carteira assinada e a minha casa com as minhas coisas?, relata Ricardo.

Para o prefeito Victor Coelho, é fundamental que as pessoas em situação de rua tenham local de atendimento especializado. ?É muito gratificante perceber que o trabalho dá resultados. Que muitas pessoas conseguem superar suas dificuldades por meio dos serviços oferecidos por esse importante equipamento social?, destaca o prefeito.

Outra ajudada no Espaço Vida é uma de 37 anos, que preferiu não ter o nome divulgado. ?Estou nas ruas por conta da minha recaída nas drogas. O Centro Pop me ajudou com encaminhamento pra Casa de Passagem, me ajudando com meus documentos e, agora, espero conseguir o Aluguel Social. Também descobri que tenho HIV e estão me dando muito apoio?.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra explica que são muitos os fatores que podem levar pessoas para as ruas ? vínculos familiares desfeitos, desemprego, pobreza, vício em drogas, dentre outros.

?O poder público tem um papel importante na oferta de serviços a esse público, o que contribui para a melhoria de vida dos usuários e dos indicadores sociais da cidade como um todo?.

O Espaço Vida também pode ser acionado pelo telefone (28) 3521-1922.