Alagamento em Ibatiba: Mais de 30 famílias perderam tudo

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Ibatiba, a Defesa Civil está apurando os motivos do alagamento.

02/02/2024 17:01
Alagamento em Ibatiba: Mais de 30 famílias perderam tudo /Foto: Divulgação Prefeitura de Ibatiba.

Dezenas de residências ficaram alagadas na noite desta quinta (01), no município de Ibatiba. Um levantamento inicial aponta que mais de 30 famílias perderam tudo em suas casas. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Ibatiba, a Defesa Civil está apurando os motivos do alagamento, considerando que não ocorreu grande incidência de chuvas no município.

Ainda de acordo com a Prefeitura, na manhã desta sexta (02), o prefeito Luciano Pingo e sua equipe prestaram assistência para as famílias atingidas e se empenharam em recuperar os estragos causados. ?Desde a noite de (01), nossa equipe está prestando apoio a população e principalmente a Secretaria de Assistência Social dando esse primeiro suporte aos atingidos?, destacou o prefeito.

De acordo com a Defesa Civil, a água atingiu principalmente os bairros Trocate, Promorar I, parte baixa dos bairros Floresta I e Boa Esperança e parte do Centro.

A Secretaria de Assistência Social está visitando os locais atingidos pela água. Até o início da tarde foram vistoriadas 70 residências, nas quais 31 famílias perderam todas as propriedades; 39 foram parcialmente afetadas e três casas estão com estruturas supostamente danificadas.

Moradores que precisem de ajuda devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social, (CRAS-Ibatiba). Em casos de emergência, o telefone para contato é (28) 99955 7763. Já em infraestrutura pública, uma ponte de cimento nas proximidades do Bairro Lacerda Sudrê de Assis (ProMorar 2) foi danificada, o que gerou a suspenção do tráfego no local.

Passagem alternativa Ao lado do Açougue do Tuá, no mesmo bairro, existe uma passagem alternativa que permite o acesso ao local onde foi a Festa dos Tropeiros e com isso, garantindo o acesso à Comunidade Carangolas e ao bairro ProMorar 2. O Governo do Estado está garantido o apoio necessário ao município e as prefeituras de Iúna, Irupi e Venda Nova do Imigrante também estão colaborando.

 

Escolas atingidas De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Municipal Marlene Rodrigues Avila, no bairro Boa Esperança, e a Escola Municipal Santa Maria, no córrego Santa Maria, registraram alagamentos. Um mutirão de limpeza está sendo realizado nas escolas. Os prejuízos ainda estão sendo analisados pelas equipes.