Vargem Alta decreta estado de emergência após estragos das chuvas - Jornal Fato
Cidades

Vargem Alta decreta estado de emergência após estragos das chuvas

O decreto foi publicado no Diário Oficial


O prefeito de Vargem Alta, João Altoé, decretou nesta segunda-feira (6) situação de emergência por conta dos estragos causados pela chuva do último fim de semana, no município. O decreto foi publicado no Diário Oficial.

Segundo a prefeitura, o decreto considerou o levantamento realizado pela Defesa Civil e setores técnicos das secretarias de Ação Social, de Agricultura e Meio Ambiente, de Obras de que o que aconteceu é um desastre anormal.

Os órgãos municipais foram mobilizados para reabilitação e reconstrução da cidade. Além disso, foram convocados voluntários para reforçar essas ações, e arrecadar recursos junto à comunidade, com o objetivo de prestar assistência às famílias afetadas.

Com este documento, de acordo com o art. 5º da Lei nº 3.365, casas e propriedades que estão em áreas de risco podem ser desapropriadas pela prefeitura, a fim de proteger os moradores.

Segundo o município, as comunidades mais afetadas foram Taquarussu, Ardisson, Fruteiras Nova, Pombal e Pedra Branca. Houve áreas afetas também em outras localidades.

Foram registrados alagamentos, inundações, danos estruturais e prejuízos materiais, destruição de residências. Uma mulher sofreu fraturas pelo corpo e foi levada ao pronto-socorro do município, mas não houve vítimas fatais.

Sete casas foram destruídas, uma residência foi interditada pela Defesa Civil e 52 pessoas ficaram desalojadas.

Comentários