Reciclagem de lixo reduz impacto ambiental em Itapemirim - Jornal Fato
Cidades

Reciclagem de lixo reduz impacto ambiental em Itapemirim

Atualmente são recolhidas entre 5 e 6 toneladas de lixo seco por mês


A Coleta Seletiva realizada pela ASCAMARI (Associação de Catadores de Material Reciclável de Itapemirim) com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem rendido bons frutos para o município. Além de reduzir o impacto ambiental, visivelmente perceptível, a atividade tem gerado emprego e renda na cidade.

Realizada diariamente em 120 Pontos de Entrega Voluntária, os chamados PEVs, distribuídos pela sede e interior do município, a coleta seletiva recolhe o chamado lixo seco. O composto formado por papel, plástico, alumínio e papelão é separado e prensados na sede da associação para posteriormente ser encaminhado para usina de reciclagem.

Atualmente são recolhidas entre 5 e 6 toneladas de lixo seco por mês. Este resíduo seria destinado para o Aterro Sanitário em Cachoeiro, que cobra de cada município por peso, ou seja, uma economia significativa para Itapemirim. Hoje o alumínio separado é destinado para a indústria no estado do Rio de Janeiro, enquanto o papel e plástico para Pirapitinga, em Minas Gerais.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Jean Paz Rosa, o intuito maior é unir força com todas os parceiros que o município puder contar para reduzir os impactos ambientais locais e desta forma chegar o mais próximo possível de um equilíbrio ambiental na região

Comentários