Ranking apresenta Cachoeiro entre destaques nacionais - Jornal Fato
Cidades

Ranking apresenta Cachoeiro entre destaques nacionais

BRK Ambiental comemora o resultado obtido a partir das melhorias implantadas na gestão do saneamento da cidade


Foto: Divulgação

A edição 2019 do Ranking ABES da Universalização do Saneamento, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), foi lançada nesta segunda-feira (17). A pesquisa avalia o percentual dos municípios brasileiros com acesso aos serviços de saneamento básico, que engloba abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, além da administração adequada dos resíduos sólidos.

Cachoeiro de Itapemirim, mais uma vez, revelou-se em destaque na listagem, alcançando a pontuação total de 482,22, em um intervalo de 450 a 489 pontos, na categoria Compromisso com a universalização, classificação Grande Porte (acima de 100 mil habitantes). O resultado apresenta o município bem acima da média da categoria, que foi de 468,89 pontos.

A pesquisa reúne dados dos 1.868 municípios brasileiros que fornecem informações ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) para o cálculo de cinco indicadores: Abastecimento de água; Coleta de esgoto; Tratamento de esgoto; Coleta de resíduos sólidos; e Destinação adequada de resíduos sólidos. Além disso, a análise relaciona o saneamento à saúde e faz uma correlação entre a pontuação total alcançada pelos municípios e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.

"Cachoeiro integra um seleto grupo de cidades que possuem um Plano Municipal de Saneamento Básico e o ranking constatou que as categorias com pontuações mais altas são exatamente aquelas que possuem e implantam as ações necessárias para o cumprimento desse programa, visando à universalização dos serviços de saneamento básico. Estamos felizes com o resultado, que demonstra que o trabalho planejado e em parceria com o município tem feito os índices de saneamento básico evoluírem e ganharem destaque nacional", afirmou Bruno Ravaglia, diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município.

Com dados de 2017 utilizados no estudo, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento traz Cachoeiro de Itapemirim com 97,99 pontos alcançados no abastecimento de água; 91,84 na coleta de esgoto; 97,89 no tratamento de esgoto; 94,50 na coleta de resíduos sólidos; e 100 pontos na destinação adequada.  Na correlação entre a pontuação total alcançada e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental, a cidade registrou 93 pontos, calculado a partir da taxa de internações para cada 100 mil habitantes.

O diretor da BRK Ambiental destaca que esses números seguem evoluindo com as obras de modernização do Sistema de Abastecimento de Água e do Sistema de Esgotamento Sanitário que a concessionária vem realizando em Cachoeiro de Itapemirim. "Hoje, no município, já são mais de 98% de esgoto coletado e tratado, na área urbana e nos distritos, além de um abastecimento de água que chega a 99,57% da população. No período de 2018 a 2022, temos um investimento proposto de R$ 30 milhões que deixará a cidade ainda mais próxima da universalização dos serviços de saneamento", afirmou.

Em relação à edição 2018, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento trouxe algumas novidades, como a própria informação dos municípios que possuem ou estão elaborando seus Planos de Saneamento Básico. Esta edição também aprimorou o indicador de resíduos sólidos, incorporando, além dos resíduos domiciliares e públicos, os demais resíduos produzidos pelos municípios.

 

Comentários