Moradores da região de Soturno e Gironda, distritos de Cachoeiro de Itapemirim, se queixam da falta ou demora dos ônibus do transporte coletivo. Quando o ônibus chega, não há mais espaço para os passageiros subirem, porque já está superlotado.
A representante dos moradores, Juliana Richardelle Moreira, disse que as comunidades sofrem há cerca de 10 anos com o problema. ?Os ônibus vivem quebrados. Não passam nos horários. Os trabalhadores chegam atrasados ao serviço sempre. Fora a superlotação?, descreve.
Ela conta que a população, há um tempo atrás, fazia a reclamação somente entre eles, até que ela fez o primeiro vídeo e postou na internet. ?Um ônibus de Gironda teve o pneu furado, e aí o de Soturno teve que passar lá, pegando todo mundo. Ficou muito cheio e houve atraso enorme por conta disso. A partir daí, passamos a ligar para a Agersa (agência reguladora do serviço), para fazer as reclamações?.
Juliana ainda diz que na segunda, terça e quarta-feira desta semana, um único veículo cumpriu três horários, o que tornou impossível. ?É um desrespeito gigante conosco. Os ônibus estão em péssimas condições. Isso quando passam. Quebram por falta de manutenção. Os motoristas e cobradores também sofrem, porque têm que ouvir as reclamações?, menciona.
Além da superlotação, as portas também já apresentaram defeitos e não fechavam. ?Gravei vídeo em que andamos uns dois minutos com as portas abertas porque elas estavam com problemas. Nós pagamos por este serviço, mas não temos qualidade e nenhuma segurança. Nossas vidas correm sérios riscos com estes coletivos que nem deveriam estar circulando?, desabafa.
A viação Costa Sul esclareceu que todos os horários são monitorados pela Agersa em tempo real e afirma que não há registros de desfalque. Quanto à superlotação, a empresa aconselha que os passageiros façam sempre as reclamações ao órgão regulador.
?Não saberemos se há superlotação se o passageiro não fizer essa reclamação na Agersa, que por sua vez irá nos cobrar caso isso realmente aconteça. Se precisar, devemos adicionar linhas extras. Em relação a atrasos, quando acontece, a Agersa notifica as empresas e, se a justificativa não for válida, elas são multadas?.
Agersa diz que só recebeu reclamações nesta semana
A Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) diz que apenas na terça-feira recebeu reclamações ? cinco no mesmo dia ? sobre superlotação na linha de Gironda via Soturno, embora os moradores relatem problemas recorrentes.
?Após o registro de uma reclamação, a Agersa necessita de tempo hábil para fazer a análise do ocorrido, tomar as providências necessárias perante a empresa concessionária e dar retorno aos usuários', explica em nota.
Ontem, fiscais de transporte acompanharam os dois carros da linha de Gironda via Soturno no horário de 6h00 e continuarão a fiscalização por alguns dias para identificar se o fato foi caso isolado ou se é fato recorrente no horário da linha.
?Após a finalização do estudo, a Agersa tomará as providências necessárias, que poderão ser notificação ou autuação à empresa concessionária responsável pelo serviço. Por meio da Ouvidoria, também entrará em contato com os usuários reclamantes informando o resultado do estudo e possíveis mudanças?.