Combate à violência doméstica tem reforço de agentes de saúde - Jornal Fato
Cidades

Combate à violência doméstica tem reforço de agentes de saúde

Agentes comunitários de saúde de Cachoeiro estão mais preparados para identificar sinais de agressões


Lei Maria da Penha e Feminicídio foram assuntos da capacitação para esses profissionais - Foto: PMCI

Duzentos e oitenta agentes comunitários de saúde participaram, nesta semana, de capacitação para identificação de casos de violência doméstica nas visitas que realizam rotineiramente. Eles receberam orientações da advogada e pesquisadora na área de gênero e violência contra a mulher, Tatiana Mareto, que esclareceu dúvidas sobre a lei Maria da Penha e novas leis, como a do feminicídio, e orientou sobre as medidas protetivas de urgência para as vítimas.

 "Como estão em contato com as pessoas dentro das casas delas, os agentes têm condições privilegiadas para identificar se existe algum tipo de violência, seja ela física, psicológica ou sexual. A capacitação visou reforçar que estejam sempre atentos aos sinais desse problema e preparados para lidar com a situação, acionando os meios legais, quando necessário", destaca a gerente de Política para Mulheres da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Mauriene Bayerl.

Ela acrescenta que a Semdes também atua em outras frentes, com palestras em escolas e comunidades, por exemplo, para fortalecer a rede de proteção às mulheres, a partir da conscientização.

O atendimento especializado para vítimas de violência doméstica no Sistema Único de Saúde (SUS) é garantido por lei, inclusive com acompanhamento psicológico. Em Cachoeiro, é oferecido no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Outra frente de combate à violência doméstica no município é desenvolvida pela Guarda Civil Municipal, por meio do projeto Ronda de Apoio à Família. Cerca de 60 mulheres vítimas de agressões são acompanhadas pela iniciativa e recebem apoio para romper o ciclo de violência.

 

SERVIÇO

Creas - 3155-5303 - Rua 25 de Março, Centro (em frente à Casa dos Braga). Segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h00.

Setor de Política para Mulheres (Semdes) - 3511-4273

Comentários