Alunos cuidam de horta em escolas de Itapemirim - Jornal Fato
Cidades

Alunos cuidam de horta em escolas de Itapemirim

O objetivo do projeto é fazer os alunos compreenderem na prática a importância de uma alimentação saudável


Foto: Divulgação

O projeto Horta na Escola, desenvolvido pela prefeitura de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), chega às escolas das redes municiais. A proposta é interdisciplinar e conta com a participação dos alunos para manter a horta.

Um terrário e uma horta sustentável foram construídos nas escolas por biólogos e técnicos da secretaria, que usaram materiais recicláveis como pneus, palets e garrafas pet.

O objetivo do projeto é fazer os alunos compreenderem na prática a importância de uma alimentação saudável. O hábito inserido nas escolas os incentiva a utilizarem os resíduos sólidos de maneira responsável também em suas casas.

O secretário da Semma, Jean Paz Roza, destaca que é importante utilizar a escola para ensinar sobre o meio ambiente. "Este espaço utilizado dentro das dependências das escolas é mais uma importante ferramenta para o ensino da educação ambiental em nosso município".

Já Ruth Machado, diretora da escola Anacleto Jacinto Ribeiro, localizada em Campo Acima, afirma que em pouco tempo os alunos desenvolveram um sentimento de pertencimento com o espaço em que a horta foi inserida. "Foi uma iniciativa muito interessante para a comunidade escolar. Além da consciência ambiental, os alunos desenvolveram um interesse pela alimentação saudável quando começaram a participar do plantio dos alimentos", finaliza.

Comentários