Agendamento online elimina fila para emissão de identidade
Em apenas três meses foram feitos 4,6 mil agendamentos de atendimentos na Casa do Cidadão
Implantado em maio, o agendamento online para a retirada da carteira de identidade, em Cachoeiro de Itapemirim, deu fim às filas de espera por senhas e ampliou o número de pessoas atendidas diariamente. De acordo com a Dataci, autarquia municipal responsável pela implantação e manutenção do sistema, nesses três meses foram feitos 4,6 mil agendamentos.
"Melhorou bastante, tanto para o cidadão, que não precisa mais ficar na fila, esperando por senha, quanto para nossa equipe, que tem rotina de trabalho muito melhor. É um sistema novo ainda, e a tendência é melhorar ainda mais com a experiência acumulada", destaca Juliano Ramos, gerente da Casa do Cidadão, local onde a emissão do documento é realizada.
Antes do sistema, eram distribuídas, no máximo, 40 senhas para atendimento convencional e 20 preferenciais (gestantes, idosos e pessoas com deficiência), diariamente. Atualmente, são 70 atendimentos convencionais por dia, todos marcados pela internet. Os atendimentos preferenciais não precisam ser agendados previamente e não têm limitação específica.
Com sede na avenida Beira Rio, anexa ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), a Casa do Cidadão funciona em parceria entre o município e o governo estadual. Usuários que não tiverem acesso à internet móvel ou fixa contam com suporte da equipe para agendar, no local.
Passo a passo do agendamento
O site do agendamento é o agendamento.cachoeiro.es.gov.br. Para agendar, deve-se, primeiro, selecionar a categoria "SINE- Documentos" e, em seguida, escolher um dos serviços: emissão de carteira de identidade (manhã ou tarde) ou emissão de atestado de antecedentes. Nessa fase, de acordo com a opção escolhida, são informados os documentos que precisam ser apresentados no atendimento presencial.
Na terceira e última etapa, o usuário deve escolher data e horário disponíveis no sistema e preencher os dados pessoais.