Agendamento online elimina fila para emissão de identidade - Jornal Fato
Cidades

Agendamento online elimina fila para emissão de identidade

Em apenas três meses foram feitos 4,6 mil agendamentos de atendimentos na Casa do Cidadão


Órgão funciona atualmente na Beira Rio, em prédio anexo ao Sine; atendimentos prioritários não precisam de agendamento - Foto: Casa do Cidadão

Implantado em maio, o agendamento online para a retirada da carteira de identidade, em Cachoeiro de Itapemirim, deu fim às filas de espera por senhas e ampliou o número de pessoas atendidas diariamente. De acordo com a Dataci, autarquia municipal responsável pela implantação e manutenção do sistema, nesses três meses foram feitos 4,6 mil agendamentos.

"Melhorou bastante, tanto para o cidadão, que não precisa mais ficar na fila, esperando por senha, quanto para nossa equipe, que tem rotina de trabalho muito melhor. É um sistema novo ainda, e a tendência é melhorar ainda mais com a experiência acumulada", destaca Juliano Ramos, gerente da Casa do Cidadão, local onde a emissão do documento é realizada.

Antes do sistema, eram distribuídas, no máximo, 40 senhas para atendimento convencional e 20 preferenciais (gestantes, idosos e pessoas com deficiência), diariamente. Atualmente, são 70 atendimentos convencionais por dia, todos marcados pela internet. Os atendimentos preferenciais não precisam ser agendados previamente e não têm limitação específica.

Com sede na avenida Beira Rio, anexa ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), a Casa do Cidadão funciona em parceria entre o município e o governo estadual. Usuários que não tiverem acesso à internet móvel ou fixa contam com suporte da equipe para agendar, no local.

 

Passo a passo do agendamento

O site do agendamento é o agendamento.cachoeiro.es.gov.br. Para agendar, deve-se, primeiro, selecionar a categoria "SINE- Documentos" e, em seguida, escolher um dos serviços: emissão de carteira de identidade (manhã ou tarde) ou emissão de atestado de antecedentes. Nessa fase, de acordo com a opção escolhida, são informados os documentos que precisam ser apresentados no atendimento presencial.

Na terceira e última etapa, o usuário deve escolher data e horário disponíveis no sistema e preencher os dados pessoais.

Comentários