Vocação empreendedora faz o Alto Novo Parque crescer - Jornal Fato
CANAL FATO

Vocação empreendedora faz o Alto Novo Parque crescer

Viajantes, que encontram ali algumas das últimas opções para compras antes de deixar a cidade e clientes são atraídos de outros bairros também


- Foto: Ronaldo Santos

Iniciado a partir do desmembramento do bairro Novo Parque, o bairro Alto Novo Parque tem um dos mais desenvolvidos centros comerciais de Cachoeiro de Itapemirim. Muitos dos moradores vivem e trabalham na comunidade, que cresceu no esteio da vocação para o empreendedorismo.

A extensão territorial é pequena, e a ocupação, reduzida. Com ruas íngremes e estreitas, o bairro abriga uma população de aproximadamente 1.032 habitantes. Mas, muito mais pessoas circulam por ali, uma das rotas de entradas e saídas da cidade para quem vem ou vai para região serrana, pela ES-164 (Cachoeiro x Vargem Alta), que desemboca na rua José Rosa Machado, a principal do bairro.

 

 

Além dos viajantes, que encontram ali algumas das últimas opções para compras antes de deixar a cidade, a pujança de estabelecimentos comerciais atrai clientes de outras partes de Cachoeiro.

Ligado geograficamente a outros três bairros: Novo Parque, Bom Pastor e Nossa Senhora de Fátima, a população é atendida pelos serviços de transporte coletivo, coleta de lixo, água encanada e rede de esgoto. Além de unidade Básica de Saúde, e uma escola de ensino fundamental.

A educação infantil básica não está disponível no bairro, porém, segundo a Secretária Municipal de Educação, Cristina Lens, as crianças são direcionadas aos bairros vizinhos. "São quatro escolas que atendem o Alto Novo Parque. Elas estão localizadas no bairro Abelardo Machado, e recebem crianças da pré-escola e ensino fundamental".

 

 

A Rua José Rosa Machado é movimentada pelo corredor comercial que se formou em suas margens. Há padarias, supermercados, lojas de materiais de construção, móveis, automóveis, lotérica, distribuidoras de bebidas, entre outros.

A geração de emprego e renda não se restringe às fronteiras, mas abarca comunidades vizinhas. Muitos moradores possuem comércio com um ou mais funcionário, que vem de outras comunidades.

 

 

Lucineia Polonini, moradora do Alto Novo Parque há ais de 50 anos, e proprietária de uma loja de móveis na região, conta que o bairro se tornou comercialmente independente. Seu empreendimento é um exemplo disso. "A gente atende vizinhos, mas também moradores de outros bairros, porque já estamos há muitos anos no mercado", destaca.

 

 

Como todo lugar em desenvolvimento, melhorias na segurança e infraestrutura são necessárias. Há mais de 40 anos morador do bairro, José Mota conta que o tráfego constante de veículos de grande porte gera alguns problemas, um deles: os buracos na via. "Aqui passa muito caminhão. Isso acaba com a rua". Esse é um problema recorrente na cidade.

O Jornal FATO levou o questionamento ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Vander Maciel. Segundo ele, ainda neste mês de março, uma equipe será direcionada ao local para manutenção das vias. Informou, ainda, que "o bairro faz parte do cronograma de manutenção, porém, as chuvas que vêm caindo de maneira constante sobre a cidade, retardaram os trabalhos, mas que a comunidade não ficará sem receber o serviço".

José fala também sobre o policiamento no local "com muitos comércios por aqui, bom seria ter mais segurança".

O capitão da 1º Companhia da Polícia Militar, Vinicius Cássio de Sousa, explica que o policiamento preventivo no bairro Alto Novo Parque é coordenado por um Núcleo de Polícia Comunitária específico, guarnição composta por dois policiais.

Além disso, há equipe emergencial disponível pelo telefone 190. E o bairro também é atendido por equipes da Seção de Trânsito e da Companhia de Força Tática do 9º Batalhão.

Problemas como os levantados pelo morador são comuns e tem sido apresentados de forma recorrente nas seis visitas que a reportagem já fez em bairros de Cachoeiro. Assim como se repetem o amor a e valorização que a comunidade dá ao lugar onde vive.

"Eu moro aqui há quarenta e poucos anos. Quando vim, isso aqui não tinha nada. Era estada de chão. Comércio, não havia. E desde então, evoluiu muito", diz José Mota.  Para aqueles que procuram um lugar para morar ou empreender, deixa a dica: o Alto Novo Parque é um ótimo lugar.

Sua percepção é corroborado pela empreendedora Lucineia. "A gente viu o bairro crescer. É muito bom morar aqui, pois conhecemos todas as pessoas e elas nos conhecem. O Alto Novo Parque tem crescido bastante. Não é necessário ir ao Centro para comprar alguma coisa. Todo tipo de comércio a gente tem aqui dentro do bairro". 

 

Comentários