Projeto Maktub leva telescópio e troca de livros aos cachoeirenses - Jornal Fato
CANAL FATO

Projeto Maktub leva telescópio e troca de livros aos cachoeirenses

. A feira de livros está na Praça Jerônimo Monteiro até dia 15 de novembro


O projeto cultural Maktub, que nasceu com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, fazendo circular livros em uma Kombi itinerante, está em Cachoeiro de Itapemirim. A feira de livros está na Praça Jerônimo Monteiro até dia 15 de novembro, das 16h às 21h. Além de livros, o público poderá assistir a documentários e observar a lua por meio de um telescópio. Tudo é gratuito.

A cada um livro é preciso deixar dois. Quem não tiver livros para deixar, pode ajudar o projeto com qualquer quantia e pegar um livro. Já quem não quiser pegar livros, pode doar outros que tiver em casa e também pode deixar uma doação em dinheiro.

O português José Antônio, que está de passagem por Cachoeiro, gostou da ideia da Kombi que leva livros às pessoas. "Gosto muito de leitura e este é um projeto enriquecedor de conhecimentos", comenta.

O projeto teve início há cerca de cinco anos em Paraty -RJ e já percorreu 17 estados brasileiros. O idealizador é o Cristian Neres da Silva, que era dono de uma pizzaria.

"Eu era empresário, tinha 15 funcionários, fechei a empresa, comprei uma Kombi e comecei a percorrer o Brasil para espalhar cultura", conta.

Segundo Cristian, a ideia é incentivar a leitura por meio da troca de livros, cultura e ciência. Ele dispões no "sebo" itinerante aproximadamente 700 obras para o público.

"O objetivo é fazer circular livros sem uso, que estão guardados, impulsionando a disseminação de literaturas e conhecimentos".

Diennifer Figueiredo, namorada de Cristian, conheceu ele em um dos locais por onde a kombi passou e "se jogou na empreitada".

"O que me fez fazer parte do projeto é essa junção de conhecimento, com livros, telescópio, tudo o que gosto. É uma junção de vários sonhos. Sou terapeuta e uma coisa casou com outra. Viver cultura diferente e levar conhecimento, arte, sonhos, alegrias é muito bom. Não trocaria isso por nada", comenta.

Cinema e observação do céu       

Além da troca de livros, o projeto oferece ao público, à noite, no mesmo local, exibições de documentários com equipamento de projeção movido a energia solar e, também, a oportunidade de observar o céu com um telescópio profissional. As atividades são gratuitas.

"Nossa intenção é levar um pouco do mundo para as pessoas com o cinema e permitir, com o telescópio, que elas conheçam um pouco do universo, que é magnífico e gigantesco. Sou muito mais feliz desde que comecei com o projeto, e espero que o público de Cachoeiro se divirta", conclui".

O projeto tem apoio da prefeitura e empresas locais.

 

Comentários