PDM: ''temos que planejar Cachoeiro para o pedestre'' - Jornal Fato
CANAL FATO

PDM: ''temos que planejar Cachoeiro para o pedestre''

Na próxima semana começam as audiências públicas para revisar o Plano Diretor Municipal


O secretário de Desenvolvimento Urbano de Cachoeiro, Jonei Petri, inicia na próxima segunda-feira (18) uma série de audiências públicas sobre a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Cachoeiro de Itapemirim. O primeiro encontro, será no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, a partir das 18h00.

"Hoje, temos que planejar a cidade para o pedestre", disse ele, em entrevista exclusiva ao Jornal Fato onde esteve nesta semana. A frase, faz alusão à mobilidade urbana, um dos diversos temas abarcados pela PDM, instituído por meio da lei municipal 5.890/2006, que vai passar por atualização. A expectativa é dar prioridade a quem anda a pé e ao transporte coletivo, em detrimento ao transporte particular motorizado.

De acordo com o secretário, o plano determina como, para onde e de que forma o município vai crescer. Qualquer pessoa pode participar da audiência, assim como grupos não governamentais, clubes de serviços, associações de bairros, entidades religiosas, entre outros segmentos.

"As audiências são uma troca de informações. A administração pública vai levar as informações para a população e a população também vai trazer suas reivindicações e de forma conjunta a administração pública e a sociedade civil vão construir essa lei chamada de Plano Diretor Municipal", afirma.

O secretário garante que o PDM vai ser uma lei que vai fomentar a humanização da cidade, trazer conforto, segurança e benefícios para o cidadão que habita na cidade. Para isso, ele conta com a participação do cachoeirense para manifestar os seus desejos e interesses. 

 

Oficinas

Além das audiências, serão promovidas oficinas públicas com temáticas relacionadas à revisão do documento, a exemplo do que, esclarece ele, ocorreu na própria construção do PDM e, também, na elaboração da proposta do plano de mobilidade urbana do município.

"A participação popular é importante porque é através dela que a administração pública pode conhecer os anseios do cidadão. Quem participa da audiência pode manifestar a sua necessidade ", destaca o secretário.

Também segundo Petri, será disponibilizado no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), durante a etapa de audiências públicas, o Espaço Plano Diretor, para consultas e envio de sugestões.

A entrevista em vídeo do secretário pode ser acessada na versão desta reportagem para a internet, no portal jornalfato.com.br.

Comentários