Título histórico do Estrela do Norte completa dez anos

No dia 07 de junho de 2014, pela primeira e única vez, o time de Cachoeiro de Itapemirim sagrou-se campeão Capixaba. O

08/06/2024 17:14
Título histórico do Estrela do Norte completa dez anos /Foto: Arquivo pessoal.

Uma década se passou do dia em que o Estrela do Norte Futebol Clube fez história no cenário futebolístico do Espírito Santo. No dia 07 de junho de 2014, pela primeira e única vez, o time de Cachoeiro de Itapemirim sagrou-se campeão Capixaba. O ponto mais alto nos mais de 100 anos de história do clube do Sumaré, fundado em 16 de janeiro de 1916.

Na primeira partida da final o Alvinegro empatou, em casa, com o Linhares por 0 a 0. E a vitória aconteceu no jogo de volta, quando o Estrela ganhou o jogo por 1 a 0, no Estádio do Bambu, em Aracruz, conquistando o título.

E foi uma grande festa na cidade. Orgulhosos com o feito, torcedores de Cachoeiro se mobilizaram para ver a chegada dos jogadores campeões. Mais de seis mil pessoas foram para o Estádio do Sumaré aguardar a chegada dos jogadores com a taça de campeão capixaba.

Com a conquista, o Estrela do Norte se classificou para Campeonato Brasileiro - Série D no mesmo ano e para a Copa do Brasil e Copa Verde, no ano seguinte. Antes de conquistar o título máximo do Estado, o Estrela vinha colecionando o posto de vice-campeão por cinco vezes.

O então técnico do Estrela do Norte, Dário Lourenço, relembra a conquista. ?Foi um momento muito especial. Até porque, nós tínhamos empatado o primeiro jogo em casa e a equipe do Linhares saiu como se já tivesse sido campeã. Porque empatar com a gente dentro de Cachoeiro e jogar a última no seu domínio, para eles já estava ganho. Não imaginavam (que perderiam). Mas o grupo (do Estrela) era muito bom?.

Para presidente do time de 2014, Adilson Conti, o título de campão capixaba é um marco em sua vida. ?Para mim é motivo de muito orgulho, felicidade grande em ser o único presidente até hoje campeão estadual da primeira divisão com nosso Estrela?.

O presidente e o técnico do time campeão cogitam organizar um encontro com o elenco da equipe campeã. ?A data foi muito importante para todos nós, profissionais, dirigentes, cidade, torcida, que está marcado em nossas vidas até o final?, declarou Dário Lourenço.

Longe da alegria de uma década atrás, neste ano, o Estrela do Norte caiu novamente e no próximo ano o time terá que disputar a segunda divisão.