Teste do novo Sistema de Alerta da Defesa Civil é realizado em Cachoeiro

A partir de agora, Cachoeiro está apto para o recebimento de alertas reais.

10/08/2024 17:41
Teste do novo Sistema de Alerta da Defesa Civil é realizado em Cachoeiro /Foto: Ilustrativa.

Na tarde deste sábado (10), o novo Sistema de Alerta da Defesa Civil foi realizado com sucesso em Cachoeiro de Itapemirim, única cidade do Espírito Santo a participar deste programa piloto, juntamente com outros 10 municípios brasileiros.

No caso de Cachoeiro, os alertas foram enviados pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e recebidos nos celulares de moradores e também de quem passava pela cidade. Além da CEPDEC, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Cachoeiro, a Regional de Proteção e Defesa Civil (REPDEC) do 3? Batalhão Bombeiro Militar (BBM), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) participaram acompanhando o teste.

Algumas pessoas relataram que ficaram assustados com o alerta, até mesmo quem já sabia que o teste aconteceria. ?O que foi esse alarme da defesa civil agora heim? Todos os celulares que estavam aqui, 4, tocaram ao mesmo tempo. Susto!?, disse um morador de Castelo, que estava no distrito de Conduru no momento da emissão do alerta.

?Meu celular gritou aqui, tocou alarme e chegou mensagem, ainda bem que eu estava sabendo do que se tratava?, relatou um morador de Cachoeiro. ?Estava na igreja, o de todo mundo deu alerta ao mesmo tempo?, disse outra moradora, que ficou impressionada ao ouvir todos os aparelhos sincronizados.

A partir de agora, Cachoeiro está apto para o recebimento de alertas reais. São dois tipos de alertas emitidos pelo Defesa Civil Alerta, o alerta extremo e o alerta severo.

Alerta extremo

É o nível máximo de alerta, caracterizado por ameaças extremas à vida ou propriedade. Neste caso, além da mensagem em formato pop up, um alerta sonoro, alto, parecido com uma sirene, será disparado nos celulares, junto com sinais vibratórios.

Vale destacar que o celular vai tocar ainda que o aparelho esteja em modo silencioso. 

Essa modalidade não será possível ser desabilitada nos aparelhos. Não é necessário que celular tenho acesso à internet. É preciso que ele esteja recebendo sinal de alguma torre de telefonia.

Alerta severo

Indica a necessidade de medidas de proteção. Um sinal sonoro será um ?beep?, parecido com o som da chegada de um SMS. Neste caso, o celular que estiver em modo silencioso não receberá o alerta sonoro. Também será possível desabilitar esta função no menu de configurações.

Celulares compatíveis

De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, celulares mais novos, lançados a partir de 2020, em geral, são compatíveis com o Defesa Civil Alerta. Em termos técnicos, são aparelhos definidos como CAT 4 ou superior pelo padrão 3GPP que suportem tecnologias 4G ou 5G com os sistemas operacionais Android e iOS. Confira as orientações divulgadas pelo ministério:

- Para o sistema operacional Android, são compatíveis os aparelhos lançados com Android R (Android 11) ou posterior, na versão completa; e os lançados a partir do Android 13, na versão mais simples (Android Go);

- No sistema iOS, são compatíveis os modelos a serem suportados pelo iOS17 ou versões posteriores.