Sinalização perto de canteiro central deve ser melhorada

Veículos batem em estrutura em plena luz do dia e ficam agarrados; para Prefeitura, contudo, "acidentes só ocorrem devido à imprudência de motoristas que trafegam em alta velocidade e realizam conversões indevidas"

12/12/2023 19:21
Sinalização perto de canteiro central deve ser melhorada /Reprodução/Web

A intenção, com a medida, é aumentar a segurança, impedindo que condutores imprudentes, ao invés de utilizar contornos a apenas centenas de metros de distância, cruzem a pista em perigosos trechos de duas das mais movimentadas avenidas cachoeirenses, a Francisco Lacerda de Aguiar e a Aristides Campos, na região central da cidade.  

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) recentemente instalou canteiro central em pontos críticos. E já houve colisão de veículos contra a estrutura de concreto; alguns, inclusive, chegaram a ficar presos em cima dela.

Apesar de o trecho ser federal, a Prefeitura de Cachoeiro (PMCI) informa que fará o reforço imediato da sinalização para que os acidentes sejam evitados.

A PMCI lembra que a obra é de responsabilidade do DNIT e as intervenções no trecho ainda estão em andamento.

Para a administração municipal, contudo, os ?acidentes só ocorrem devido à imprudência dos motoristas que trafegam em alta velocidade e realizam conversões indevidas?.

 

Casos recentes

Na semana passada, durante a madrugada, um caminhão se chocou violentamente contra o canteiro central nas imediações do trevo da antiga sede da Selita. Apesar do impacto, flagrado por circuito de videomonitoramento, continuou a viagem como se nada tivesse acontecido.

 

 

E apenas ontem (12), em plena luz do dia, dois automóveis, ao bater na estrutura de concreto, ficaram agarrados sobre o canteiro central, ambos no mesmo trecho, perto do trevo do posto Senna, mas em horários distintos.

 

 

 

 

 

Indenização

Para o advogado Izaias Junior, a falta de sinalização clara, de esclarecimentos continuados sobre as modificações no trânsito, e de agentes coordenando os locais onde houve modificação, podem gerar obrigação do poder público de indenizar os proprietários de veículos por danos causados pelas intervenções inadequadas ou incorretas no trânsito.

?Exemplo disso são os casos de quebra-molas, faixas elevadas ou calçadas estendidas para a área de fluxo de veículos. Que, muitas vezes, por não estarem com sinalização adequada, causam acidentes?, cita o advogado.

Izaias frisa que a lei é clara quanto à responsabilidade do poder público. ?Nenhuma via pode ser disponibilizada à população, após qualquer tipo de construção ou reforma, sem que esteja devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação. É o que determina o art. 88 do Código de Trânsito?, expõe.