Setembro Amarelo: Demanda por atendimento psicológico aumenta em Cachoeiro

De janeiro a junho, foram registrados no Capaac de Cachoeiro 78 casos de entrada de pacientes com ideação suicida.

15/09/2022 12:31
Setembro Amarelo: Demanda por atendimento psicológico aumenta em Cachoeiro /Foto: Ilustrativa.

A psicóloga Amanda Vitorini, coordenadora da área de saúde mental no município de Cachoeiro de Itapemirim alerta que tem crescido de forma expressiva a demanda por atendimento no pronto-socorro psiquiátrico Capaac. Esta semana a psicóloga esteve na Câmara Municipal para falar sobre o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio.

Ela informou que, de janeiro a junho, foram registrados no Capaac de Cachoeiro 78 casos de entrada de pacientes com ideação suicida. Em 2020, ocorreram 231 mortes por suicídio no Estado. 

Segundo a psicóloga, embora denote o conhecimento pelos serviços oferecidos pelo município, o aumento da demanda demonstra que cada vez mais estão vivendo no município pessoas com alto grau de sofrimento emocional, necessitando de atendimento psicológico e saúde. ?Acolher essas pessoas é uma responsabilidade não apenas dos profissionais da área, mas do ser humano e da comunidade também?, alerta a psicóloga.

Durante suas falas ela também deixa os seguintes questionamentos: ?Estamos acolhendo o próximo? Estamos tendo empatia??.

O Capaac de Cachoeiro fica localizado na Av. Leopoldina Smarzaro, número 17, no bairro Monte Cristo. E o telefone de contato é (28) 3636-2300.