Racismo: Escritora cachoeirense lança livro sobre o tema nesta sexta (24)

O lançamento do livro "A Construção Histórica do Racismo e a Luta Antirracista" será às 19h30, na Casa dos Braga, em Cachoeiro de Itapemirim.

23/03/2023 13:05
Racismo: Escritora cachoeirense lança livro sobre o tema nesta sexta (24) /Foto: Divulgação.

Na semana em que o racismo é tema abordado mundialmente, com o 21 de março - Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a escritora cachoeirense, Luciene Carla Corrêa Francelino, lançará sua primeira obra sobre o tema. O livro ?A Construção Histórica do Racismo e a Luta Antirracista?, será lançado nesta sexta-feira (24), às 19h30, na Casa dos Braga, em Cachoeiro de Itapemirim.

Luciene Carla é mestra e doutoranda em História na Ufes, professora de história em Cachoeiro e também fez história na Academia Cachoeirense de Letras, como a primeira mulher negra a se tornar membro.

A autora conta que as primeiras linhas começaram a ser escritas no final de novembro do ano passado e em janeiro deste ano o livro já estava pronto. Ela optou pelo formato de ?livro de bolso? para torna-lo ainda mais acessível a todos, proporcionando uma leitura rápida e de fácil compreensão.

?Faço parte do movimento negro desde a década de 90. E todas as vezes que vou para uma palestra ou uma roda de conversa falar sobre a questão racial, as pessoas sempre me perguntavam se eu tinha um livro escrito. Por saberem que eu escrevo. No ano passado eu participei de participei de vários eventos sobre a consciência negra e as pessoas sempre me perguntando. Então eu decidi escrever esse livro?, conta Luciene Carla, que expressa a alegria de ver sua obra sendo lançada.

"Estou muito feliz em publicar este livro sobre um tema tão urgente e atual como é a questão racial. Desde que me descobri negra, aos 8 anos de idade e compreendi como seria difícil viver em um país racista, minha existência é atravessada pelo racismo todos os dias. O mesmo acontece com 56% da população brasileira que tem a sua trajetória marcada pelo desemprego, subemprego, violência policial e diversas formas de exclusão?.

Sobre o livro

O livro aborda a construção histórica do racismo no Brasil, destacando que o mesmo foi elaborado a partir de teorias psudocientificas que tinham a intenção de comprovar a superioridade da raça branca em detrimento da cultura, língua, religião e existência dos povos africanos e afro-brasileiros.

Mas se o racismo foi construído significa que podemos desarticulá-lo através da construção de um pensamento crítico e de atitudes antirracistas. A luta antirracista é uma tarefa de todas as pessoas que pretendem viver em um mundo mais justo e democrático.

?Destaco nesta obra que a trajetória do povo negro é marcada por luta, resistência e resiliência e que a luta antirracista é uma tarefa de toda a sociedade", explica a autora.