Projeto Soma quer trocar críticas por colaboração em Cachoeiro

Primeiro encontro para formação e qualificação de lideranças visa comunidades mais participativas e entendendo melhor os caminhos da gestão pública e como acessá-los

16/02/2023 09:13
Projeto Soma quer trocar críticas por colaboração em Cachoeiro /Foto: Tharsis Furtunato

Com a proposta de formar e qualificar lideranças nas comunidades urbanas e rurais de Cachoeiro de Itapemirim, teve início nesta quarta-feira (15) o projeto Soma. O primeiro de dez encontros ocorreu no auditório do Centro Universitário São Camilo, um dos parceiros da iniciativa. Teve 130 inscritos. E é esse grupo que vai desbravar a ideia de tornar o município mais colaborativo do que crítico, com comunidades capazes de identificar seus potenciais e necessidades e transformar essa percepção em projetos que possam transformar sua realidade.

 

Prefeito Victor Coelho - Fotos: Tharsis Furutnado

?A gente quer uma cidade cada vez mais participativa, não apenas para fazer críticas de uma gestão, porque gestão toda hora muda, mas o importante é que ele conheça como a administração pública funciona para que participe de verdade, com ideias, propostas, de forma colaborativa. O objetivo é ter um link mais próximo da sociedade com as administração pública. Queremos um novo olhar para a cidade?, resumiu o prefeito Victor Coelho.

O projeto é idealizado pela Secretaria Municipal de Governo e busca parcerias na iniciativa privada e conta com o apoio do Jornal FATO. ?Aceitamos participar de imediato. O projeto tem muita relação com o que acreditamos e fazemos no dia a dia. No ano passado, por exemplo, produzimos uma série de reportagens, com textos fotos e vídeos em comunidades de Cachoeiro, com foco em fazer a partir dos próprios moradores o diagnóstico de necessidades, estrutura e oportunidades de cada local. E o projeto Soma. Propõe coisas parecidas, porém, com metodologia muito mais metódica?, analisa o diretor do jornal, Wagner Santos.

 

Lília Siqueira, Secretária de Governo de Cachoeiro de Itapemirim

 

A secretária de Governo, Lília Siqueira explica o cronograma. ?No primeiro semestre serão temas específicos, como cidadania, segurança pública, economia... conceitos como cidade inteligente, sustentabilidade, projetos competitivos... E no segundo semestre, teremos então o que chamamos de mão na massa. Nosso objetivo é construir um plano das comunidades com essas pessoas que estão aqui. Teremos diagnóstico, levantamento das demandas e potencialidades dos bairros?.

Dando dimensão da abrangência, e o viés apartidário, o projeto atraiu lideranças como o deputado estadual Allan Ferreira, e o vereador Juninho Corrêa, que atua na oposição ao governo na Câmara, entre outras lideranças, investidas ou não de mandato eletivo. O foco é na formação da cultura participativa e não nas querelas políticas.

?Eu sempre fui muito crítico antes de ser político, e é muito diferente quando está com o pé dentro. Quando vocês participam de uma construção da cidade, do que uma gestão pública, saber como funciona, queremos fazer o melhor, mas não tem como fazer tudo, tem que ter projeto, tem que ter recurso?, observa o prefeito.

 

Fabrício Chiquetto, palestrante e Roseane da Silva de Oliveira, líder comunitária
 
 

A palestra da noite ficou a cargo de Fabricio Chiquetto, especializado em gestão de pessoas e psicologia organizacional, com o tema ?3 Starts da Liderança?. ?O objetivo foi fazer com que as pessoas pudessem captar melhor. A gente olha os problemas. O dia a dia é feito de problemas. Mas a ideia é: vamos ser mais colaborativos. Participar de forma mais inteira porque o município precisa de todo mundo?.

Liderança comunitária do bairro Nossa Senhora Aparecida, Roseane Silva de Oliveira gostou da palestra e viu importância na iniciativa de tentar aproximar as comunidades da gestão. ?Eu já fiz muitas críticas pesadas nas redes sociais. Depois, passei a entender mais sobre a comunidade e como a Prefeitura funciona, interagir mais e mostrar como é a realidade. Eles (gestão) não têm bola de Cristal e no Nossa Senhora Aparecida, não havia quem mostrasse o parecer. Então, chamei atenção para o nosso bairro e então, mudou?.